quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mesmo com frio de 11ºC Uruguaiana adere ao Dia do Desafio 2010

Nem mesmo o frio de 11º em Uruguaiana nesta quarta-feira (26/5) milhares de pessoas aceitaram o desafio de sair da rotina e se exercitar em prol de uma vida mais saudável. O Dia do Desafio, que é uma grande mobilização em prol da qualidade de vida, envolve todos os anos sempre na última quarta-feira de maio, mais de 3,3 mil cidades de 20 países do Continente Americano. No Rio Grande do Sul, os 442 municípios equivalem a 89% das cidades gaúchas. Isso faz do Estado o segundo em participação, atrás apenas de São Paulo.
Em Uruguaiana, a expectativa para esta quinta-feira é pelo resultado do confronto saudável estabelecido com a cidade de Villa Canales, da Guatemala. Ao informarem o número de atividades desenvolvidas em cada cidade, ganha a disputa aquela que tiver mobilizado mais habitantes para a prática de atividades físicas. Os resultados do Dia do Desafio 2010 começarão a ser divulgados nesta quinta-feira pelo site www.sescsp.com.br/diadodesafio.
Na cidade de Uruguaiana as atividades gratuitas aconteceram em escolas, centros esportivos e empresas com o Arrastão Universitário, do Curso de Educação Física da PUC e UniPampa. Na programação estiveram: caminhadas, apresentações artísticas, pista de corda, apresentação tática do Exército e aulas de ginástica, capoeira, dança e samba.
Sobre o Dia do Desafio - O evento, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades de mesmo porte (número de habitantes). O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Os confrontos foram definidos por meio de sorteio no início de maio, em São Paulo. As cidades que participam do evento recebem o “Troféu Mérito Comunitário” pela realização do Dia do Desafio. Já as instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o “Certificado de Participação”. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini.