terça-feira, 4 de maio de 2010

Lançada cartilha sobre a importância e os cuidados no Aleitamento Materno


Nesta terça-feira (04), o Prefeito Municipal Sanchotene Felice realizou o lançamento oficial da “Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno”, com a presença da vereadora Josefina Soares (PSDB), do Secretário Municipal de Saúde Luiz Augusto Schneider, a Nutricionista Municipal Silvia Leal e senhora Laura Ribeiro de Moura com a filha de apenas 11 meses, Sofia Ribeiro de Moura. A vereadora Josefina Soares, autora do projeto de lei nº. 3.910 que instituiu a data no Município aproveitou a solenidade para lançar uma cartilha sobre o aleitamento materno, com a finalidade de orientar sobre sua importância. O material foi impresso e doado pela Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), e visa alertar principalmente as mães mais jovens, sobre os cuidados e o valor da amamentação. 
O aleitamento materno é de fundamental importância e apresenta uma série de vantagens para a mãe e para a criança. Para o bebê, a amamentação é vantajosa, pois o leite materno possui uma série de anticorpos que atuaram na defesa de seu organismo enquanto ele não fabrica-os. Para a mãe, amamentar somente traz benefícios, pois garante possibilidades ao retorno dos seus órgãos internos (principalmente o útero) as dimensões normais. O contato prazeroso entre mãe e filho é uma das maiores vantagens do aleitamento materno, pois a receptividade da criança é aguçada quando do seu contato com a mãe.
Segundo a Nutricionista Silvia Leal, o aleitamento materno é o método ótimo de alimentação no início de vida. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afetivos entre mãe e filho. O leite materno fornece todos os nutrientes que o seu filho precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
A cartilha lançada contém ilustrações que mostram os cuidados necessários para a prática do aleitamento materno, as vantagens para o bebê e mães. A distribuição será feita de forma gratuita na maternidade da Santa Casa e nas unidades básicas de saúde do município.