sexta-feira, 28 de maio de 2010

Crônica de um campeão

Quando acontece de um time estar muito unido fora de campo os resultados refletem-se no jogo. E foi o que se viu com a equipe de futebol sete do Sant’Ana que mostrou muita união dentro e fora de campo, determinação, espírito coletivo fazendo com que as individualidades crescessem e trabalhassem a favor do conjunto.
Na primeira partida o destaque principal ficou por conta de Robinson (Paulista) que em poucos minutos destroçou a equipe do Rosário fazendo 3 gols, sendo o primeiro de grande plasticidade (voleio de virada) com menos de um minuto de jogo.
No segundo jogo contra Santa Maria quem comandou o espetáculo foi Francisco que fez dois gols e conduziu com maestria o time para a vitória.
No terceiro confronto contra o Roque B apesar das equipes já estarem classificadas, valia o primeiro lugar do grupo e prevaleceu o espírito coletivo com Gilmar marcando o gol da vitória e desequilibrando a nosso favor.Mas este jogo ficou marcado no final pela frase de um dos adversários: “ Nos encontramos na final” ou “Teremos nossa revanche na final”.
Chegando na semifinal, jogamos contra o Roque Gonçalves A e o jogo iniciou muito tenso e nervoso, com faltas para ambos os lados.Marcamos o primeiro gol e continuamos sofrendo entradas violentas, na tentativa de intimidação e com a conivência do árbitro, até que no final do primeiro tempo Dudu respondeu a altura, sendo expulso e gerando grande confusão, bate-boca e empurra-empurra dentro de campo.O segundo tempo reiniciou com o Sant’Ana em desvantagem numérica de atletas, porém na frente no marcador e ampliou para 2 a 0 , em seguida.O Roque A descontou rapidamente e a partida tomou ares de dramaticidade, contudo com uma marcação segura, contra ataques rápidos e os jogadores desdobrando-se, mostrando grande preparo físico conseguiram ainda ampliar o marcador para 4 a 1 levando a loucura a torcida adversária que não admitia a derrota para um time com um jogador a menos em campo.  Por outro lado nossa torcida comemorava entusiasticamente.Os grandes nomes do jogo ficaram por conta de Leandro Pavanato, com grandes defesas, Maurício na organização dos contra ataques e dos gols de Fábio Ciocca que garantiram o resultado.
Nos bastidores antes da decisão, merece um voto de louvor Adalberto (Diabo Verde) que com perspicácia acurada descobriu dois atletas novos e não inscritos na equipe do Roque Gonçalves B, que participaram ilegalmente da semifinal.Então, entramos em contato com a Organização do torneio e conseguimos vetar a participação dos mesmos na final.
O confronto decisivo também servia de revanche esperada para o time do Roque Gonçalves B.Só que eles não contavam com um início avassalador do Sant’Ana que fez uma partida perfeita desde o início, liquidando o jogo ainda no primeiro tempo, que acabou em 4 a 0. No segundo tempo, mantendo a mesma seriedade a equipe ainda fez mais três gols e sobrou tempo para dar olé com o incentivo da torcida. O time mostrou uma maturidade impressionante não dando chances para o adversário, o que foi um reflexo das suas atuações ao longo dos jogos, sempre crescendo de produtividade quando necessário.Fábio Ciocca mais uma vez foi destaque individual anotando quatro gols.No final da partida a comemoração foi muito grande, iniciando dentro do campo com invasão dos torcedores  e estendeu-se até o momento da entrega do troféu e medalhas aos vencedores.
Após o encerramento das solenidades a delegação marista do Sant’Ana, seguiu para o jantar da vitória em um belo restaurante de Santa Maria.
O título foi possível graças a organização da Direção da Escola Sant’Ana, da Apamesur, de toda delegação e dos atletas que colaboraram de forma decisiva para o sucesso do evento.A delegação que partiu de Uruguaiana sempre manteve-se muito unida e ciente de que poderia trazer um grande resultado. Os atletas do Futebol sete jogaram sempre pensando no resultado para o coletivo, sendo que os que ficavam de fora da partida sempre estavam orientando os que estavam jogando e esperando o momento certo de entrar e colaborar com o grupo.No decorrer do torneio o time foi “tomando corpo”, sempre goleando e intimidando os adversários pelo seu ótimo futebol, sem estrelismos individuais, tornando-se altamente competitivo e eficaz em busca dos seus resultados o que culminou com o título de CAMPEÃO ESTADUAL MARISTA 2010. 

Por Emílio Mandarino - Enviado Especial