terça-feira, 25 de maio de 2010

Bicentenário da Argentina é festejado na Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou, na manhã desta terça-feira (25), sessão especial comemorativa ao Bicentenário da Revolução de Maio. O movimento patriótico de 25 de maio de 1810 foi a primeira revolta popular contra o domínio da Coroa Espanhola e do Vice-Reinado do Prata, na Argentina. A rebelião patriótica culminou, seis anos depois, com a independência do país vizinho. A sessão especial ocorreu no plenário do Palácio Borges de Medeiros e contou com a presença do cônsul argentino José Luis Casal e do vice-prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, além de oficiais da Prefeitura Naval e do Esquadrão da Gendarmeria Nacional.
Ao discursar na tribuna, o cônsul argentino lembrou os motivos da Revolução de Maio de 1810, a atuação do general José de San Martín e a estratégia militar dos argentinos para vencer as tropas espanholas sediadas no Vice-Reinado do Peru. Casal também recordou que o herói nacional argentino nasceu na cidade de Yapeyu, a poucos quilômetros de Uruguaiana. “As razões que provocaram a Revolução de Maio, na Argentina, foram semelhantes às que levaram os inconfidentes mineiros, entre eles Tiradentes, a manifestar a revolta contra a espoliação das colônias pelas metrópoles europeias”, comparou o cônsul.
A sessão especial foi proposta pela vereadora Neraí Kauffmann (PSDB). Durante a sessão especial, a Câmara Municipal de Uruguaiana fez a entrega ao cônsul José Luiz Casal de um certificado de reconhecimento à Republica Argentina pelo Bicentenário da Revolução de Maio.