segunda-feira, 10 de maio de 2010

Acessibilidade e Inclusão foram temas de audiência pública

A Câmara Municipal realizou audiência pública que abordou o tema Direitos Humanos – Inclusão e Diversidade. O evento contou com as presenças do deputado estadual Paulo Brum, do secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Tarcízio Teixeira Cardoso, do presidente da União dos Legisladores da Fronteira Oeste – ULFRO – vereador Mário Augusto Teixeira de Souza, e de representantes de entidades que trabalham pela inclusão dos portadores de necessidades especiais.
O secretário Tarcízio Teixeira expôs a forma como foi criada a Secretaria em Porto Alegre, dizendo das ações de implantação e do trabalho desenvolvido, como forma de incentivar a mesma medida em nosso Município. O Secretário disse ainda que é a atitudes demonstrada na audiência pública, quando todos se mostraram interessados em resolver os problemas existentes. 
O vereador José Clemente Corrêa da Silva (PT) apresentou algumas imagens, mostrando que Uruguaiana tem muito a fazer quanto à acessibilidade, a começar pela entrada dos órgãos públicos municipais, como a própria Câmara, a Prefeitura, a Biblioteca e o acesso nas faixas de pedestres.Também foi citada a ausência de profissional formado em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais - para a interpretação simultânea do evento aos deficientes auditivos. Os vereadores presentes assumiram o compromisso de viabilizar a formação de um servidor para esta função.
O Deputado Paulo Brum, que é  cadeirante, comprometeu-se a buscar, em conjunto com as autoridades e representantes de entidades de Uruguaiana, a implementação das ações necessárias para amenizar as dificuldades e oportunizar o pleno acesso aos portadores de necessidades especiais, através dos projetos que o Estado disponibiliza aos municípios, bem como, tomando por modelo as iniciativas exitosas de outras cidades.