sexta-feira, 7 de maio de 2010

Audiência Pública discute o Carnaval Fora de Época

Estiveram, ontem (6), no plenário da Câmara Municipal, as representações do carnaval de nossa cidade, quando, em audiência pública, debateram os mais diversos aspectos da festa que já é reconhecida nacionalmente.
A audiência pública foi presidida pelo proponente, ver. Ronnie Mello (PP), e contou com a participação do Secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Giancarlo Ferriche Fonseca, Capitão Rodrigo França, da Brigada Militar, Sr. Edson Mainardi, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luiz Carlos Beheregaray, da ACIU, Marcelo Luzardo, presidente da LIESU – Liga Independente das Escolas de Samba, presidentes de algumas escolas de samba, além de simpatizantes do Carnaval de Uruguaiana.
A grande maioria dos presentes manifestou-se sobre o cumprimento do horário estipulado para o início dos desfiles, sugerindo que seja imposta penalidade às escolas que atrasarem; as deficiências da sonorização da avenida, no contraponto custo X benefício; a área de concentração das escolas antes de entrarem na avenida; a viabilidade de construção de um sambódromo, considerando as limitações impostas às escolas em razão da estrutura da Avenida Presidente Vargas; a distribuição dos ingressos; a disponibilização de um número de telefone para chamadas gratuitas para informações, além dos papéis a serem desenvolvidos pela Comissão de Carnaval e pela LIESU.
Entre as sugestões, destacam-se: a criação de oficinas que formem profissionais do carnaval, utilizando mão-de-obra local, valorizando e preservando as raízes da festa uruguaianense; a mudança de direção do desfile na avenida como forma de aproveitar a segunda pista para a disposição dos carros alegóricos; o maior controle de circulação de pessoal e a criação de parcerias e o maior envolvimento dos hotéis, restaurantes e bares da cidade com vistas ao incentivo do turismo na época do carnaval, com roteiro de programações para os turistas.
O presidente da Liesu, Marcelo Luzardo, disse que pretende realizar um trabalho de parceria com o poder público, em defesa do crescimento do carnaval de Uruguaiana e citou a inclusão da festa como projeto da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
O vereador Ronnie Mello comprometeu-se em reunir as sugestões e manifestações dos presentes em um documento que será encaminhado para análise conjunta do Poder Público, Comissão de Carnaval, LIESU e demais entidades ligadas ao Carnaval, dizendo ter sido esta a primeira iniciativa e que outros debates serão oportunizados no decorrer do ano, a fim de que seja enriquecido o evento até a sua próxima edição.