quinta-feira, 20 de maio de 2010

Discutidas ações para prevenir calamidades em Uruguaiana


A audiência pública, realizada na noite de quarta-feira(19), no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, se encerrou com a aprovação de um conjunto de ações que serão recomendadas aos executivos estadual e municipal com o objetivo de prevenir futuras calamidades no município. A audiência debateu as calamidades provocadas pelas frequentes cheias do Rio Uruguai.
Entre as ações propostas estão a criação de núcleos permanentes de defesa civil nos bairros da cidade, a descrição no novo Plano Diretor de Uruguaiana das áreas alagáveis com os respectivos níveis de risco, a promoção de convênios para implantação do programa federal de Policiamento Especializado de Fronteira (PEFRON), o reflorestamento das margens brasileiras do rio e ações educativas para orientar a população a enfrentar situações de risco.
A audiência pública foi proposta pelo vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso (PMDB). O representante do Chefe da Casa Militar do Governo do Estado, capitão PM Daniel Silva, participou do encontro e sugeriu também medidas preventivas. Segundo o capitão Silva, estudos revelam que a cada R$ 1 gasto com ações preventivas, o Governo do Estado economiza R$ 20 com ações de resgate e recuperação dos danos. “Os núcleos de defesa civil dos bairros podem auxiliar a Defesa Civil a enfrentar com maior rapidez situações como as enchentes. Esses núcleos organizam os moradores dos bairros e ajudam a planejar como serão as ações em situações de emergência”, destacou.
Além do representante da Casa Militar, participaram da audiência pública os representantes da Defesa Civil de Uruguaiana e Santana do Livramento, do Rotary Clube, do Conselho Deliberante de Paso de Los Libres, da Marinha e do Exército Brasileiro, além de moradores dos bairros ribeirinhos.