domingo, 27 de junho de 2010

Inaugurado o anexo I da Agroindústria de Doces e Conservas da Barra do Quaraí


Foi inaugurado na tarde deste sábado (26), o anexo I da Agroindústria de Doces e Conservas da Barra do Quaraí. A solenidade contou com a presença do prefeito Maher Jaber, da vice-prefeita Zulma Rolim Simionato, do presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Guterres e Secretário Municipal de Produção Agropecuário e Interior Idélcio Pillar Rodrigues, do presidente do Legislativo Municipal Iad Sholi, que estava acompanhado dos seguintes edis: Ari Charão, Graça Pavanatto e Vani Hengdes, representantes de entidades, sindicatos e associações da Barra do Quaraí, além de grande público morador do interior do Município.
A agroindústria beneficiará em torno de 25 famílias, da localidade de Guterres, 2º distrito da Barra do Quaraí e terá como objetivo produzir conservas doces e salgadas, com assistência da Emater/Ascar RS e de tecnóloga, contratada recentemente pela municipalidade para atender a demanda dos micros produtores rurais. Foram investidos na construção aproximadamente R$ 120 mil, metade do Programa RS Pampa Rural e outros 50% do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Durante o cerimonial, o prefeito Maher Jaber destacou que além dos recursos garantidos para a construção da agroindústria, foram disponibilizados aproximadamente R$ 35 mil, empregados na compra de equipamentos para o local. O prefeito destacou ainda, que já está confirmada a disponibilização de recursos por parte do Governo Federal para a construção do anexo II que será utilizado para as ações administrativas da Agroindústria. Para ele, a localidade de Guterres atualmente recebe um olhar diferente perante aos municípios da região. “Quanto falamos em diversificação, nós do Executivo, não ficamos na demagogia. Nossa ação e nossa responsabilidade são de promover políticas públicas para gerar mais renda às famílias do campo, agregando valores à produção local”, declarou o Prefeito Maher Jaber.    
O secretário de Produção Agropecuária, Idélcio Pillar Rodrigues salientou, em seu pronunciamento, o esforço coletivo que culminou com a inauguração da Agroindústria. Segundo Idélcio, está é uma necessidade da população que foi atendida, para auxiliar na produção, que se tornará uma fonte de renda da localidade.