domingo, 20 de junho de 2010

1º Cavalgada da Califórnia da Canção Nativa termina com certificação

Terminou na tarde deste domingo a 1ª Cavalgada da Califórnia da Canção Nativa, organizada pela patronagem do CTG Sinuelo do Pago.  Iniciada na última sexta-feira, quando o grupo de cavaleiros recebeu a bandeira de Uruguaiana das mãos do prefeito Sanchotene Felice, a Cavalgada percorreu, no trajeto de ida e volta, a distância entre a sede do município e a Barragem Sanchuri, no 5º Distrito. Nos dois momentos, o ponto de apoio do grupo foi a fazenda Santa Maria, exatamente no meio do trajeto. No domingo, os proprietários do estabelecimento receberam um certificado da participação na Cavalgada das mãos do presidente da Califórnia da Canção Nativa, Júlio César Benitez Teixeira, como forma de agradecimento pela acolhida. A Cavalgada teve como comandante-geral Vânder Côrrea.
O grupo composto por cavalarianos de ambos os sexos, se deslocou até o interior a partir da sede do CTG Sinuelo do Pago e chegou ao ponto final da trilha na tarde de sábado, pernoitando junto às instalações do Restaurante dos Motoristas, onde ocorreu uma noite de espetáculos, no salão anexo do local.
O grupo “Eu teatro, tu teatras”, sob a direção do professor Paulo Mello, apresentou a peça “As Comadres do Alegrete”, que arrancou aplausos do público que lotou o local. O grupo foi composto por Ingrid Lucas, Gislaine Cogo, Tomás Santos, Igor Rolim e Rafael Brites.
A Invernada Artística Juvenil do CTG Sinuelo do Pago esteve participando do evento cultural da 1ª Cavalgada da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Interpretando um repertório de músicas ligadas ao festival, o grupo agradou ao público do 5º Distrito. Sob a coordenação do instrutor Jaime e sob a supervisão da posteira Sônia Izaguirre, os dançarinos mostraram por que ficaram entre os melhores da última edição da Campereada de Santana do Livramento.
A grande atração da noite foi a apresentação do intérprete e compositor uruguaianense Nélson Souza, que havia 16 anos morava em Bagé e está de volta à terra natal. Acompanhado pelos músicos César Santos e Tukano Neto, Souza mostrou voz e presença de palco ao interpretar releituras do Festival no show “Clássicos da Califórnia”. “Temos que acreditar que eventos como esse são uma proposta que deve ser continuada, pois temos que levar a mensagem da Califórnia a todos os uruguaianenses, que devem conhecer de perto o que ela representa”, explicou Souza. A mesma idéia é compartilhada pelo seu parceiro de apresentação Tukano Neto. “Não adianta a Califórnia ser conhecida no Brasil, se aqui em Uruguaiana não a conhecermos por completo”, garante.
O caminho de volta da Cavalgada foi finalizado logo após a partida do Brasil com a Costa do Marfim. O jogo, por exemplo, foi acompanhado pelos cavaleiros por “radinhos“ de pilha em plena BR 472. “Perdemos de ver o jogo, mas ganhamos em experiência e conhecimento”, disse Suelen Diana do Nascimento, 17 anos, uma das meninas da Cavalgada.
O presidente da 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, Julio César Benitez Teixeira, elogiou a disposição dos cavalarianos, a participação de várias entidades para que o evento acontecesse e a integração entre o público do 5º Distrito e os artistas que estiveram apresentando-se na noite de espetáculos. Segundo Teixeira, esse foi o primeiro evento em torno da organização do Festival deste ano. “Está dado o ponta-pé inicial para a Califórnia em dezembro”, finalizou.
Na chegada dos cavaleiros, a patronagem concedeu a cada um o certificado de participação em momento de homenagens e confraternização realizado na sede do CTG Sinuelo do Pago.