quarta-feira, 23 de junho de 2010

Família sepulta criança no escuro

A ação dos delinqüentes vem causando muitos problemas à população de Uruguaiana. O último deles gerou constrangimento a uma família carente que teve que sepultar uma criança de oito anos no escuro, na terça-feira (22).
Já era noite quando o corpo da pequena Evylin Giovana de Moura da Silva chegou de Santa Maria, onde a estudante faleceu, na última segunda-feira, no Hospital Universitário, vítima de leucemia linfática aguda. A funerária responsável pelo translado atrasou a chegada, o que gerou um clima de mal-estar aos familiares, pois o sepultamento deveria então, ser feito à noite, sem iluminação natural.
O Cemitério Municipal Senhora Santana está há algum tempo sem energia elétrica devido a ação de vândalos que arrancaram toda a fiação do local. O Cemitério já chegou a contar com um sistema de câmeras, também furtadas.
O sepultamento da menina foi acompanhado por familiares e pelos colegas da escola municipal Cabo Luiz Quevedo, onde estudava. Ontem, o educandário localizado na zona sul do município não funcionou por luto. O tio de Evylin, Sandro Risso, acompanhou todo o sofrimento da família. Era o retrato da dor e da indignação. “Sofremos muito com a morte da Evylin e agora, temos que nos submeter a essa cena constrangedora”, disse, momentos antes do corpo da menina ser sepultado, sob a iluminação apenas do farol de uma moto e do foco dos pequenos monitores de celulares das pessoas que estavam acompanhando o féretro.
O prefeito Sanchotene Felice disse que o problema é grave e deverá buscar soluções para que casos como o de ontem não se repitam. Um sistema de segurança no Cemitério Municipal deverá ser implantado e aperfeiçoado para que a fiação da iluminação do local não seja roubada novamente. Quanto ao atraso do translado buscará informações sobre o serviço prestado pela empresa funerária e se houve falha no sistema de Assistência Social que atrasou a comunicação para que o transporte do corpo ocorresse antes do final do dia.