quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dia do Cinema Brasileiro é comemorado neste sábado

Dia 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro, em alusão à data de filmagem da película “Uma vista da baía da Guanabara”, do cinegrafista italiano Alfonso Segreto, há 112 anos. Por meio do Arte Sesc – Cultura por toda parte, mais de 20 filmes nacionais estão em circulação pelo Rio Grande do Sul em 2010.
Entre as obras exibidas gratuitamente em diversas cidades gaúchas neste ano estão: “Por Acaso Gullar”, com direção de Rodrigo Bittencourt e Maria Rezende; “Carlota Joaquina, dirigido por Carla Camurati e “Lavoura Arcaica, dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Além disso, a “Mostra Cinco Vezes Lucia Murat” com os filmes “Doces Poderes”, “Que bom te ver viva”, “Brava gente brasileira”, “Quase dois irmãos” e “Maré, nossa história de amor” estão entre as obras que os gaúchos podem conferir em 2010.
Na data de celebração, sábado, o Arte Sesc – Cultura por toda parte, terá sessão especial em Uruguaiana. O filme exibido gratuitamente será “Doces Poderes”, às 16h, no Sesc local (rua Flores da Cunha, 1984). O longa-metragem brasileiro retrata a chegada de uma jornalista a Brasília para assumir, durante todo o período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de TV do país. O antigo diretor está indo chefiar a campanha de um jovem candidato a governador. Metade dos profissionais está se retirando, sob as mais variadas desculpas, para ganhar salários milionários em outros estados, como Rondônia e Pará, fazendo campanha para candidatos, sem qualquer critério, político ou ético. O filme mostra o desenvolvimento das campanhas e os conflitos vividos por estes personagens. No elenco, Marisa Orth, Antônio Fagundes, Tuca Andrada, José de Abreu, Jonas Bloch, Zezé Polessa, entre outros. Mais informações no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482 ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc.