quinta-feira, 17 de junho de 2010

Biólogo presta esclarecimentos sobre projeto do aterro sanitário

O ex-diretor de Meio Ambiente de Uruguaiana, biólogo Francisco Valls de Moraes, participou, na manhã desta quarta-feira (16), da reunião da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública e prestou esclarecimentos sobre o projeto do aterro sanitário do município, o qual será financiado pelo Banco Mundial. O biólogo informou aos vereadores que acompanhou a elaboração do projeto durante os três anos em que esteve a frente do Departamento de Meio Ambiente, entre 2005 e 2008. Moraes repassará à Comissão os documentos relativos aos estudos das áreas realizados durante a sua direção.
Moraes alertou os vereadores para a importância da modalidade de licitação que deverá ter a obra. “É importante que o processo licitatório para a escolha de quem vai construir e operar o aterro sanitário seja pela modalidade da melhor técnica. Com uma boa licitação, não há medo de problemas no futuro”, declarou. O biólogo destacou que o projeto do aterro sanitário prevê um investimento de R$ 3 milhões para captação de 70 toneladas de lixo por dia.
Moraes criticou a falta de campanhas educativas para a coleta seletiva de lixo no município. “Se houvesse campanhas massivas de educação ambiental da população, Uruguaiana poderia reciclar 80% do seu lixo diário e destinar para o lixo apenas 20%. Com coleta seletiva, o aterro sanitário que tem um previsão de utilidade de 11 anos poderá chegar a 25 anos de vida útil”, comentou. O biólogo elogiou a competência técnica da Fundação Estadual de Proteção do Meio Ambiente (Fepam) e tranquilizou os vereadores. “Se a Fepam licenciar a instalação do aterro sanitário de Uruguaiana, podem ter a certeza de que o projeto atende as exigências ambientais”, comentou.
O presidente da Comissão de Serviços Municipais, vereador Ronnie Mello (PP), agradeceu os esclarecimentos prestados pelo biólogo e disse que outros documentos serão solicitados à prefeitura a respeito do projeto do aterro sanitário. A Comissão de Serviços Municipais também está apreciando a possibilidade de realizar uma audiência pública para ampliar o debate sobre o tema.