terça-feira, 1 de junho de 2010

Audiência pública debate situação de crianças das ruas

Evocando a temática do livro Capitães da Areia, escrito na década de 1930, por Jorge Amado, o vereador Francisco Barbará (PMDB), abriu, na noite de segunda-feira passada (31/05), a audiência pública que debateu o problema das crianças das ruas de Uruguaiana. A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal. “O problema está em toda cidade brasileira e não é de agora. Jorge Amado, na década de 1930, já tratava da realidade dos meninos e meninas das ruas em seu livro”, declarou.
A audiência, proposta pelos vereadores Francisco Barbará e Josefina Sores (PSDB), procurou apontar caminhos para um trabalho coordenado no município de combate à violência, à exploração e à exposição de crianças e adolescentes. Entre as sugestões apresentadas estão a formação de uma comissão permanente de discussão do tema, a sistematização dos projetos desenvolvidos pela rede de atendimento às crianças de risco e um mapeamento estatístico por bairros de Uruguaiana. “Há muitos recursos disponíveis para projetos sociais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. Precisamos de um mapeamento numérico desta realidade, elaborar projetos e encaminhá-los para acessar estes recursos”, disse o delegado de Polícia Civil, Jader Duarte.
Outra proposta sugerida foi a dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para a realização de campanhas de conscientização da população contra a doação de esmolas às crianças e adolescentes nas ruas da cidade. O representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, Luiz Antônio Goñi, também manifestou a preocupação da entidade religiosa em auxiliar o município com atividades de conscientização. No próximo dia 26 de junho, a igreja estará realizando o 1º Forum Social Regional para debater temas relativos à proteção das famílias. Para a vereadora Josefina Soares, a falta de estrutura familiar está levando as crianças para as ruas. “A religiosidade e o papel da família devem ser fortalecidas”, declarou.
A audiência pública registrou a presença de vereadores, do delegado de Polícia Jader Duarte, da conselheira tutelar Ana Maria Pereira, do secretário municipal de Educação, Delmar Kauffmann, do deputado estadual Márcio Biolchi, membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O padre Silvano Melo, da Diocese de Uruguaiana, também participou do evento.