quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma aventura pelas Américas

Às vésperas de completar um ano de viagem pelos caminhos das Américas, a dupla de ciclistas Laura Ávila e Wágner Calderón, deixou o dia-a-dia de lado em seu país, e partiu para uma aventura a bordo de suas bicicletas. A viagem teve início no ano passado, partindo de San José, capital da Costa Rica, seguindo pelo Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai até o ingresso no Brasil, pela fronteira com Bella Unión.
O objetivo é percorrer as Américas mantendo contato com pessoas e povos. Desta maneira, eles querem que a viagem sirva como uma espécie de auto-conhecimento e exemplo de vida. A advogada Laura Ávila largou o escritório onde trabalhava para pedalar pelos pontos mais íngremes das Américas. No seu cotidiano atual ela busca levar aos lugares aonde vai a mensagem que qualidade vida e preservação do meio-ambiente devem estar sempre juntos.
A mesma idéia é compartilhada pelo engenheiro Wagner Calderón, que decidiu-se pela aventura como uma forma de buscar novos desafios e divulgar a campanha Salve o planeta, ande de bicicleta.
Os viajantes lembram de momentos críticos, como os 5 graus negativos que enfrentaram dentro de uma barraca em gelada região do Chile. Mas também do dia em que estiveram em Machu Pichu, no Peru, onde puderam contemplar as belezas da civilização Inca. Desde sua partida, eles já percorreram 11 mil quilômetros e estimam que, atravessando o país de Uruguaiana a Manaus (AM) e, na seqüência, somado o caminho de volta pela Venezuela, serão outros 25 mil quilômetros rodados.
Eles deixam Uruguaiana para trás e partem para a continuação do sonho. Pretendem percorrer o Brasil pelo litoral, até chegarem a Amazônia. Antes, uma passada por Brasília, cidade construída pelo grande ídolo do engenheiro Wagner, Oscar Niermayer. A simbiose de energias e a troca de conhecimento é o combustível necessário para a manutenção da força para continuar a grande viagem.

Matéria exibida na Rede Bandeirantes (RS), em 20.04.2010