terça-feira, 13 de abril de 2010

Festa Nacional do Surubi tem lançamento em Uruguaiana

A delegação chefiada pelo prefeito de Goya, Francisco Ignácio Osella esteve em Uruguaiana, na sede do Consulado Argentino, promovendo a XXXV Festa Nacional do Surubi, que acontece de 28 de abril a 02 de maio na cidade argentina. Durante o encontro foi realizada uma exposição de detalhes sobre a festa, considerada um dos maiores eventos do gênero em água doce na América do Sul, e única no mundo relacionada à pesca com devolução do surubi. O secretário de governo, José Alberto Leal, representou o Executivo Municipal. O intendente de Paso de los Libres, Eduardo Vischi, prestigiou o encontro, tendo como anfitrião o cônsul argentino em Uruguaiana, José Luis Casal.

De acordo com Osella, a expectativa é de que estejam em Goya mais de 700 barcos representando a Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile. A largada dos barcos em pleno rio Paraná é considerada um dos espetáculos visuais mais impressionantes em termos de pesca embarcada.

Além do torneio de pesca que deverá distribuir prêmios em torno de 100 mil reais, diversas atividades paralelas estarão sendo desenvolvidas no período. Um dos destaques será a apresentação de artistas de renome no cancioneiro argentino, como “Los Nocheros” e a escolha da Rainha da Festa Nacional do Surubi, que acontece no dia 1º de maio. Outro atrativo do evento será a realização da Exposição Agro-Industrial de Goya (Expo-Goya) que reúne na cidade o melhor da produção da região. Durante uma semana, a cidade recebe mais de 25 mil pessoas entre autoridades nacionais e provinciais, representantes de outros países, pescadores locais e estrangeiros, turistas e espectadores.

Desde 1975, com um sucesso crescente e um grande número de pescadores da Argentina e países vizinhos, além de contar com representantes da Itália e da Espanha, a Festa Nacional do Surubi é parte integrante do calendário oficial de eventos argentino. Distante de Uruguaiana cerca de 300 quilômetros, a cidade de Goya, província de Corrientes deverá recepcionar representantes dos clubes náuticos uruguaianenses e de Paso de los Libres que já confirmaram presença para o evento.