quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brigada Militar forma novos recrutas em Uruguaiana

Cumprimentos e agradecimentos às famílias dos novos praças fizeram parte do discurso das autoridades que celebraram a cerimônia de formatura, na tarde desta quarta-feira (21), realizada no parque Dom Pedro II, no centro de Uruguaiana. No concurso realizado, que teve a maior incorporação de policiais na história da Brigada Militar, mais de 21 mil candidatos se inscreveram. Em outubro de 2009, os alunos iniciaram o curso de formação, com uma carga horária de 1,1 mil horas/aula, com preparação em disciplinas humanas, profissionais e técnicas. Os alunos formados nesta solenidade vão reforçar o efetivo do município.

Além dos 40 formandos de Uruguaiana, recebem o diploma ontem 196 novos praças, em Novo Hamburgo; e 962 soldados que concluíram o curso básico para policial em Porto Alegre. Os atos de formatura dos 3.552 novos PMs tiveram início no dia 16 de abril. A incorporação é a maior da história da Brigada Militar de uma única vez, representando acréscimo de 17% no efetivo da corporação e melhora a prestação do serviço público. As formaturas estão sendo reproduzidas em todo o Estado. É um acréscimo de qualidade e proteção", disse o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, reafirmando que este é o maior ingresso de brigadianos na história da BM. A ação, que é parte integrante do Projeto de Recomposição de Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro.

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Brigada Militar, dá continuidade nesta quinta-feira (22) as formaturas dos novos policiais militares. Ocorrendo em 36 locais do Rio Grande do Sul, de forma descentralizada, as formaturas acontecem desde a última sexta-feira e findam no próximo dia 24.

Nesta quinta-feira a solenidade de formatura acontece em Santa Maria, às 17h, Campo de Esportes da guarnição local. Na ocasião, estarão sendo formados pelo Estado, para atuar em Santa Maria e região, um total de 209 novos policiais militares. A sexta-feira (23), penúltimo dia das formaturas, é a que concentra mais solenidades, com 13 atos em diferentes locais do Rio Grande do Sul.

Durante seis meses de instrução e treinamento nos diferentes Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo do Rio Grande do Sul, os novos soldados tiveram curso tem 1.100 horas/aula. A capacitação abrangeu também matérias curriculares como Sociologia, Antropologia, Psicologia e Vitimologia, bem como conteúdos teóricos e práticos, com foco na técnica policial militar e na legislação aplicada à função.