terça-feira, 27 de abril de 2010

Lapidando um novo mercado

Hoje (27), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estará promovendo reunião com Marcos Carvalho de Sant’ana, coordenador da Área de Informações e Estudos da Secretária de Programas Regionais do Ministério de Integração Social. O tema central é “Arranjo produtivo local de gemas e jóias na Fronteira Oeste”. O encontro está marcado para 19h30min. No salão nobre da CDL Uruguaiana.

O Rio Grande do sul é um dos maiores produtores mundiais de ametista e ágata, conta com um parque industrial de lapidação e joalheria composto por mais de 500 empresas atuantes, respondendo por 20% das exportações brasileiras de gemas e jóias, da ordem de US$ 47 milhões.

Na região Fronteira Oeste já foram investidos cerca de R$ 497 mil em equipamentos para beneficiamento das gemas (ágata, ametista, citrino e cornalina) produzidas na região de Quarai, Barra do Quarai e Santana do Livramento. As atividades consistem em: lapidação de gemas facetadas (para as gemas de mais alto valor); artesanato mineral de objetos utilitários (cinzeiros, porta copos e outros); artesanato mineral de adorno (bijuterias); e corte e polimento de capelas (decorativo e luminárias).

A iniciativa é da prefeitura municipal através da Secretaria da Agricultura juntamente com a CDL, que acredita no projeto como um novo mercado de trabalho e rentabilidade para a cidade.