segunda-feira, 5 de abril de 2010

Meio ambiente integrado ao samba


A comunidade em harmonia com o meio-ambiente. Com esse objetivo a cada feriadão da Semana Santa, integrantes da escola de samba Unidos da Ilha do Marduque de Uruguaiana, realizam um camping à beira do Rio Uruguai, em uma reserva de mata nativa de ingazeiro, uma espécie típica da região.
Em 2010 essa iniciativa chega a sua oitava edição. Uma parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) viabilizou a realização de diversas atividades relacionadas com a biodiversidade no Estado.
Muito além de um descanso, o final de semana prolongado entre os integrantes da escola de samba serviu de exemplo. Com o auxílio dos técnicos do Jardim Botânico de Porto Alegre, eles puderam ter acesso a conceitos que ligam o homem à natureza. Uma prova de que apesar da distância, basta boa vontade para que o meio ambiente esteja mais protegido.
Durante três dias foram realizadas palestras, caminhadas ecológicas e o plantio de mudas de espécies nativas na reserva. Ao todo, trinta mudas de árvores ornamentais e frutíferas nativas foram plantadas pelos integrantes da escola de samba, sob a supervisão dos técnicos do Jardim Botânico de Porto Alegre.
Com isso, fica a certeza de que o conhecimento é a melhor forma de se buscar soluções para a conservação integrada da flora nativa e do ecossistema regional. Prova disso é o que diz Jéssica Pagani, de 6 anos, que desde pequena já aprende os principais passos para que o meio-ambiente seja preservado.
A matéria foi exibida na Rede Bandeirantes no Rio Grande do Sul.