quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comissão de Serviços Municipais da Câmara visita a FASE

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, representada pelo seu presidente ver. Ronnie Peterson Colpo Mello e pelo ver. José Clemente da Silva Corrêa, esteve em visita à FASE – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, a fim de obter informações sobre os trabalhos realizados junto aos adolescentes de Uruguaiana. A Comissão foi recebida pelo Diretor da instituição, Sr. Paulo Homero Pedrozo D'Ornellas, o qual falou sobre a estrutura, as instalações, os recursos de que dispõem e o trabalho desenvolvido pela FASE, destacando que a capacidade de abrigo da instituição está excedida em 50%, e que, geralmente, não conta com a guarnição da Brigada Militar, entretanto afirmou que é uma unidade referência no Estado, disponibilizando oficinas de arte, informática e cursos profissionalizantes, além de aulas regulares aos internos. A diretora da Escola Dolores Cunha, que é frequentada pelos internos da FASE, Profª.Silda Mara Cunha Martins, relatou aos parlamentares que o quadro docente está completo, embora exista a insuficiência de recursos humanos especializados, como orientador educacional e atendente de biblioteca.

Os vereadores visitaram a 'mini-fazenda', que conta com a criação de porcos, galinhas, peixes e produção de hortifrutigranjeiros. O diretor da instituição foi questionado sobre a forma de abate dos animais, considerando notícia veiculada na imprensa e que motivou a visita da Comissão Parlamentar.

Em seu relatório, a Comissão concluiu que as atividades da FASE estão alinhadas com os objetivos da instituição, entretanto, ressaltou a necessidade de que seja realizado o acompanhamento dos abates de animais por profissional capacitado e obedecida a normatização específica.

O documento produzido pela Comissão será encaminhado a autoridades competentes, especialmente, à Drª Ana Beatriz Rosito Fagundes, Juíza da Infância e Juventude e à Drª Renata Pinto Lucena, Promotora de Justiça.