quinta-feira, 29 de abril de 2010

Luiz de Miranda reúne cultura em Uruguaiana hoje

A Secretaria Municipal de Cultura promove hoje (29), às 19 horas, em sua sede (Tiradentes, 2801), o lançamento do livro OS MELHORES POEMAS DE LUIZ DE MIRANDA, seleção e prefácio de Regina Zilberman. O poeta gaúcho, natural de Uruguaiana, recebeu em homenagem ao lançamento em Porto Alegre no início do mês, a Medalha da 52a. Legislatura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Aqui em Uruguaiana, paralelamente ao lançamento acontece, a inauguração da exposição de pinturas alusivas ao seu 50º aniversário, reunindo grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul, doadas por Miranda ao Centro Cultural Dr. Pedro Marini.

Luiz de Miranda, autor dos livros de poesia TRILOGIA DO AZUL DO MAR, LIVRO DOS MESES, AMOR DE AMAR, POESIA REUNIDA, POEMAS DAS CAPITAIS, CANTO DE SESMARIA, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS e MONOLÍTICO, entre outros, é considerado o poeta vivo com a obra mais extensa da Língua Portuguesa.

Luiz de Miranda nasceu em Uruguaiana, em 6 de abril de 1945, na Rua Aquidaban, no Bairro do Riacho,beira do rio Uruguai, Rio Grande do Sul, Brasil. Começou a lerem espanhol desde jovem, com livros que comprava na Livraria Sarmiento em Passo de Los Libres, Argentina. Assim conheceu logo Pablo Neruda e Vicente Aleixandre, que depois seriam Prêmio Nobel.

Luiz de Miranda ganhou o Prêmio de Literatura de 1985, no First Brazilian National Independence Day Street Festival, em Nova York, que todo ano tem programação Especial pela Rede Globo. Na novela da Rede Globo "Mulheres Apaixonadas" teve seus poemas escritos e recitado pelo personagem Fred (Pedro Furtado) que cuidava de uma biblioteca. Ele carregava os poemas de Miranda e mostrava para suas amiguinhas, isto graça ao autor da novela, Manoel Carlos que é um admirador da poesia de Miranda.