segunda-feira, 16 de maio de 2011

Passeata contra o câncer movimenta o domingo do uruguaianense

Comunidade de Uruguaiana integrada à causa
O Instituto de Radioterapia e Oncologia (IRON), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Uruguaiana, promoveu na manhã desse domingo a 1 Caminhada pela Vida - Unidos pela Saúde. Os 300 participantes partiram do Parque Dom Pedro II e percorreram as principais ruas da cidade, chegando à praça Barão do Rio Branco. A atividade contou com pacientes do serviço, atletas da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana, estudantes, médicos, além de voluntários e pessoas da comunidade.

A iniciativa, segundo o oncologista José Adir Müller, visou incentivar a prevenção do câncer, levar informação e promover mudanças na qualidade de vida da população. Ele destaca que o hábito de caminhar promove a redução nos níveis de ansiedade, o controle do estresse e contribui para as massas ósseas, entre vários outros benefícios.
No sábado, o instituto realizou a 1 Jornada de Rádio-Oncologia, na qual especialistas debateram técnicas e questões que interagem com a oncologia atual. A abordagem tratou desde a história e evolução da radioterapia no Brasil até a sua integração multidisciplinar no tratamento moderno da doença. Houve ainda mesas redondas sobre tumores digestivos, câncer de mama e novas tendências da imagem na assistência em oncologia.
Segundo os participantes, os cuidados preventivos são definitivos para determinar diagnóstico e prognóstico, principalmente do câncer de mama. Conforme Müller, em média, 60 novas pacientes de cidades cobertas pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, 20% delas de Uruguaiana, são atendidas pelo IRON.

Fonte: Correio do Povo, 16.05.2011