quarta-feira, 4 de maio de 2011

Drª Ana Maria Clausell fala sobre UTI, postos e Santa Casa


Áudio do depoimento na íntegra da Drª Ana Claussel.mp3
Dando seqüência aos trabalhos da CPI da Saúde, os parlamentares tomaram o depoimento da Drª Ana Maria Schmitt de Clausell, médica que desempenha suas funções na UTI Pediátrica da Santa Casa de Caridade. A pediatra confirmou a existência de problemas administrativos, de clima tenso de trabalho para os funcionários, de número insuficiente de médicos, escassez de materiais e medicamentos, bem como, retaliações por não permitir a interferência administrativa na área técnica. Disse que a UTI pediátrica tem buscado insistentemente, mas sem êxito, o credenciamento como neonatal e que a falta da documentação exigida tem feito o Município perder recursos federais. A médica afirmou ainda, que considera omissão a falta de plaquetas no banco de sangue para o atendimento de pacientes.
Sobre o trabalho nos postos de saúde, relatou que, embora sejam aparelhos bastante simples os necessários ao atendimento pediátrico, por vezes, não os tinha, assim como, não possuía medicamentos básicos para o primeiro atendimento aos pacientes.
Ao encerrar, disse que, em seus 25 anos de serviço no Hospital, já havia passado por muitas dificuldades, mas nunca da forma como ocorre atualmente, mas que acredita que a CPI já esteja tendo resultados positivos, pois foi adquirido, após mais de dois anos de solicitação, o software necessário ao funcionamento de um dos aparelhos que se encontra sem utilização, armazenado na UTI Pediátrica.