terça-feira, 31 de maio de 2011

Doar sangue é sempre uma necessidade


Todos os dias em algum ponto qualquer do país alguém necessitará de uma doação de sangue. Não se terá horário específico, nem situação definida, tão pouco se saberá quem terá essa necessidade. E na maior parte dos casos será questão de vida ou morte. As estatísticas são preocupantes, pois apenas 1,5% da população brasileira doam sangue e juntando todos os hospitais e clinicas que precisam realizar transfusões de sangue diariamente. 
Por isso, é importante a conscientização da população quanto à necessidade da doação. Em Uruguaiana, o Banco de Sangue está em constante campanha de mobilização de doadores. De acordo com o bioquímico Paulo Alves, diretor do Banco, é necessária essa dinâmica de atuação, pois a utilização dos estoques é constante. “Por isso atuamos em diversas frentes de trabalho, buscando a manutenção necessária do estoque disponível para a população”, ressalta. 
Uma dessas atividades de arrecadação de sangue foi desenvolvida junto a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) reunindo os universitários, professores e funcionários da instituição de ensino.
Uma ação do projeto de extensão Programas de Cidadania, coordenado pelo professor João Cleber Theodoro de Andrade, organizou a doação de sangue como parte da programação do Dia do Desafio. 
De acordo com o professor, 45 alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Licenciatura em Ciências da Natureza, Farmácia e Tecnologia em Aqüicultura estiveram envolvidos com a atividade, que visa estimular a doação de sangue entre a comunidade acadêmica. Com o mote da solidariedade, a ação foi realizada nos três turnos (manhã, tarde e noite), no Campus Uruguaiana, para onde foi deslocado um ônibus equipado para a coleta de sangue (HEMORU). 
Além disso, a atividade contou com a participação da empresa Planalto Transportes que disponibilizou um ônibus para realizar o trajeto entre o Banco de Sangue e a Universidade, para que fosse possível realizar a coleta junto com o HEMORU. Ao todo, 64 doações foram contabilizadas e ajudaram para que a quota mensal média fosse encerrada ainda antes do final do mês de maio. Nos próximos dias será divulgada a agenda de ações do Banco de Sangue de Uruguaiana para o mês de junho.