quarta-feira, 4 de maio de 2011

Deputado cobra medidas para setor arrozeiro

Frederico Antunes: "Chega de promessas"
O deputado Frederico Antunes confirmou presença na grande mobilização que reunirá produtores de arroz de todo o Estado e de Santa Catarina que vai se realizar em Uruguaiana no dia 17 de maio. O objetivo da mobilização é manifestar repúdio pela ausência de medidas concretas para o setor, além de exigir soluções imediatas sob pena de comprometimento irreversível do segmento.A realização do ato foi decidida em reunião da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana juntamente com os organizadores do movimento “Te Mexe, Arrozeiro”, realizada na sede do Parque Agrícola e Pastoril ontem (03/05). Frederico Antunes também revelou que contatou com a líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Mirian Marroni e cobrou uma posição oficial junto ao Governo Federal.
O parlamentar lamentou que a baixa cotação do preço pago pela saca do arroz, cerca de R$ 18, está muito distante do custo de produção da saca que é de R$ 30. “Somente com a união de produtores, políticos, líderes de todos os segmentos e de toda a população em geral reverterá a situação atual de penúria do setor arrozeiro”, advertiu Frederico Antunes. Ele defende ainda a necessidade urgente de soluções emergenciais, “sob pena de um agravamento que comprometerá um setor fundamental para a economia da Metade Sul e do Estado”.
Frederico Antunes lembrou ainda que as dificuldades enfrentadas pelos arrozeiros refletem em sérias consequências em outros segmentos da economia. “O comércio e o setor de serviços estão fortemente impactados pela situação desesperadora da atividade arrozeira. Por isso, se impõe a adoção urgente de medidas concretas. O Governo Federal precisa agir com maior rapidez”, acrescentou.
O deputado progressista advertiu também que os parlamentares comprometidos com a busca de soluções aguardarão até o dia 12 de maio por novidades positivas para os produtores. Depois disso a mobilização em torno da instalação da CPI do Arroz na Assembleia Legislativa poderá ser retomada.