sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EADI realiza eventos com auditores

Intervenientes reunidos pela  EADI SUL
A Eadi Sul Terminal de Cargas Ltda, concessionária do Porto Seco rodoviário de Uruguaiana, organizou evento em suas dependências com o objetivo de integrar todos os órgãos intervenientes e realizar apresentação dos novos auditores e analistas da Receita Federal Barsileira, que se integraram às atividades do Porto Seco. Estiveram presentes no encontro o delegado adjunto e coordenador do porto seco, Carlos Frederico Miranda, o coordenador da ACI de Paso de Los Libres, Raul Rivero, o administrador da aduana de Paso de Los Libres (AFIP), Javier Bach, entre representantes do Mapa, Senasa, Ibama, Emater e Anvisa.Esta medida objetiva a integração e a agilização dos canais de comunicação entre todos que atuam no porto seco, resultando em melhorias no atendimento a todos os usuários. As autoridades também puderam constatar as obras que estão sendo realizadas na nova portaria do Porto Seco, prevista para ser inaugurada no fim do novembro próximo.

Frederico Antunes: Sancionada lei que altera estatuto do IRGA

Deputado uruguaianense na mesa de negociações
A governadora Yeda Crusius sancionou, nesta quinta-feira (28), a lei aprovada na Assembleia Legislativa, por unanimidade, que altera o estatuto do Instituto Riograndense de Arroz (Irga), em vigor desde 1948. A nova norma, defendida pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), modifica a forma de escolha do presidente da instituição que será feita, a partir de agora, por meio de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo e, posteriormente, encaminhada a chefe do Executivo gaúcho.

A legislação destaca que a tarefa de escolher a lista caberá ao Conselho Deliberativo, formado por 72 produtores de todas as regiões, e que é eleito pelos 18 mil arrozeiros gaúchos. Anteriormente à aprovação da nova diretriz, esta era uma prerrogativa exclusiva da governadora do Estado. 
Para Frederico Antunes, a nova lei demonstra valorização e respeito à classe produtora, além de maior autonomia ao IRGA. "Hoje é momento histórico para orizicultura no Rio Grande do Sul. Nossa reivindicação depois de anos foi atendida pelo governo do estado", finalizou. Frederico destacou também que o Rio Grande do Sul responde por mais de 60% da produção nacional de arroz.
Para o presidente do Irga, Maurício Miguel Fischer, a lei sancionada dará maior segurança para o Instituto, a partir de gestores vinculados ao setor arrozeiro, que trabalhem em busca de soluções para os problemas do setor.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

EMATER disponibiliza técnico para auxiliar pescadores

Em reunião realizada nesta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores, em Uruguaiana, o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, pesca e Agronegócio, Ony Lacerda e o diretor da Emater, Romeu Rhode apresentaram o novo técnico da entidade que irá auxiliar os pescadores da Fronteira Oeste. Guilherme Menna Barreto irá trabalhar na elaboração de projetos que atendam às demandas dos pescadores dos municípios de Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Barra do Quaraí. “A ação do técnico será permanente e os projetos que consolidem geração de renda e melhoria de qualidade de vida não serão interrompidos com a mudança do Governo do Estado em janeiro. Essa preocupação quanto à interrupção dos projetos não existe”, disse o secretário.

Durante o anúncio ficou definido também que a base logística do novo técnico da Emater será Uruguaiana. Em Uruguaiana atuam cerca de 250 pescadores profissionais que extraem 170 toneladas de pescado ao ano dos mananciais hídricos da região. De acordo com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), que esteve representando a Assembleia Legislativa no ato, a decisão é altamente positiva para os pescadores da região. “A pesca é uma atividade importante e tradicional da Fronteira Oeste, mas lamentavelmente é pouco lembrada pelas instituições que deveriam oferecer estímulo e apoio. A presença do novo técnico da Emater renderá ótimos projetos na área da pesca para toda a região”, afirmou o parlamentar.
Participaram ainda da reunião os presidente das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, Adalberto Silva e de Quaraí, André Pinto, o presidente da Federação dos Pescadores do Estado, Vilmar Coelho, o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Julio Silveira, os vereadores de Uruguaiana, Gilberto Risso (PMDB), Josefina Soares (PSDB), Ronnie Mello (PP), Neray Kauffmann (PSDB), Rogério de Moraes (PSDB) e José Clemente (PT), além de entidades e lideranças ligadas ao setor da pesca.

domingo, 24 de outubro de 2010

Ação policial apreende 200kg de maconha

Em ação conjunta que envolveu a Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, foram apreendidos, no início da manhã deste domingo (24), cerca de 200 Kg de maconha. A prisão decorre de informações, recebidas pelas forças policiais, de que cidadãos uruguaios estariam em Uruguaiana prontos para levar um carregamento de drogas para seu País. A droga seria procedente da cidade de Paso de Los Libres e seria transportada por traficantes uruguaianenses.  O trabalho investigativo conjunto e coordenado das forças policiais permitiu a prisão de três elementos, dois deles uruguaios, pelo delito de tráfico internacional de drogas.  Foram presos os cidadãos uruguaios W.A.S.G. e L.A.M.G, moradores da cidade de Taquarembó, assim como o brasileiro J.A.M.M, residente em Uruguaiana, os quais, após a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante, serão encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Câmara Municipal homenageia 10ª Coordenadoria Regional de Educação

O parlamento de Uruguaiana realizou sessão especial, nesta quinta-feira (21), para homenagear os 70 anos de atuação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação no município. A solenidade foi requerida pelo vereador Rafael Alves (PSDB) e contou com a presença do secretário de Governo, José Alberto Leal, do diretor pedagógico Nilton Pereira, da Secretaria Estadual de Educação, e da professora Sara Cardoso, coordenadora da 10ª CRE.
No seu pronunciamento, o vereador Alves resgatou a história da Coordenadoria de Educação e relembrou o nome dos ex-delegados e ex-coordenadores regionais que passaram pela instituição. Dois dos ex-coordenadores regionais também foram vereadores da Câmara Municipal o professor Roberto Peró de Sousa e a professora Maria do Carmo Victorino.
A professora Sara Cardoso agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Municipal e salientou que a educação deve ser uma prioridade para a sociedade brasileira. A coordenadora regional destacou ainda que nos últimos 70 anos, a 10ª CRE tem ajudado a escrever a história educacional da região. Atualmente, 43.279 alunos estão matriculados na rede pública estadual nos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Barra do Quaraí e Manoel Viana.

Pela retomada do Plano Diretor

A Câmara Municipal e o Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana irão encaminhar ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) um ofício solicitando a imediata instalação de uma comissão para retomar os trabalhos de elaboração do anteprojeto do novo Plano Diretor do município. O encaminhamento da solicitação foi proposto e aprovado pelos participantes da audiência pública, promovida na noite de quarta-feira (20), para debater questões relativas ao tema.
A audiência pública, presidida pelos vereadores Ronnie Mello (PP) e José Fernando Tarragó (PSDB), contou com a presença de vereadores, representantes de diversas entidades sociais e profissionais como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Contabilistas, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Uruguaiana, Movimento Nacional pela Moradia, Associações de Moradores de Bairros, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), além de moradores.
O evento, porém, não contou com a presença de representantes do poder executivo municipal. A ausência do prefeito e de secretários municipais foi lamentada por todos os vereadores. Segundo o vereador José Clemente Corrêa (PT), a ausência dos representantes do Executivo “demonstrou o desinteresse” da administração municipal pelo assunto. Corrêa frisou que a competência para elaborar e dar andamento aos estudos do anteprojeto do novo Plano Diretor é do Executivo.
O vereador Rafael Alves (PSDB) salientou a necessidade de retomar os trabalhos de discussão e de elaboração da proposta de Plano Diretor paralisados desde 2006. O líder da bancada do PSDB também reconheceu que é necessário sensibilizar o Executivo para que constitua a comissão imediatamente. Para o presidente do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana, Lauro Delgado, a iniciativa de elaborar o plano diretor é de “transcendental importância para o futuro do município”.
O arquiteto Carlos Prudêncio, especialista em questões urbanísticas, alertou para a complexidade do trabalho de elaboração do projeto. “É uma tarefa complexa e demorada, requerendo a realização de várias audiências públicas para traçar as novas diretrizes do ordenamento urbano, rural e ambiental de Uruguaiana”, destacou. O prazo para a aprovação do novo Plano Diretor se esgotará em outubro de 2011 e o município pode ser penalizado pelo Governo Federal com a suspensão de repasses de verbas federais para programas sociais de moradia e saneamento caso o projeto não seja aprovado até a data limite. Na Fronteira Oeste, Uruguaiana é um dos poucos municípios que ainda não aprovou o novo Plano Diretor, conforme exigência do Estatuto das Cidades.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Senac-RS promove capacitação

A 5 Feira de Oportunidades do Senac-RS, que será desenvolvida hoje, irá atender interessados em capacitação para o trabalho nas unidades de 41 cidades do Estado. É no interior gaúcho que a entidade identifica um crescimento da necessidade de formação e qualificação profissional, com expectativa de atingir até 1 mil pessoas nas escolas dos municípios-polo, o que permitirá alcançar a meta de 40 mil atendimentos.
Para a gerente de marketing do Senac-RS, Cláudia Beretta, a feira é um evento que mostra a força de rede que a entidade apresenta. "Temos procurado ampliar a abrangência da nossa atuação, chegando a todas as regiões, como uma das maiores instituições de capacitação e formação profissional", destacou. Lembrou que os diplomas conferidos têm o mesmo valor em Uruguaiana ou Santo Ângelo, por exemplo. "A profissionalização pelo Senac garante visibilidade e certificação de competência a quem realiza nossos cursos", argumentou.
A expectativa positiva está presente nas unidades do interior do Estado. A diretora do Senac Santo Ângelo, Janine Brum, enfatizou que, na cidade, a característica é de ir ao encontro da comunidade. "Aqui, nós montamos uma estrutura na praça central, levando a entidade às pessoas, com uma série de atividades e serviços, como corte de cabelo, medição da pressão arterial, além de mesas de corte e costura", disse. Outra ação prevista é a realização de palestras sobre as oportunidades de formação disponibilizadas pela instituição em duas escolas da rede pública. "É cada vez maior o contato de empresas da região conosco para o preenchimento de vagas, principalmente na área de Montagem e Configuração de Computadores", citou Janine.
Em Uruguaiana, a diretora Oni Dias também está confiante no sucesso da 5 edição da Feira de Oportunidades. Tanto que, além de atender os interessados do município, também realizou uma palestra em Barra do Quaraí, mostrando a atuação da unidade. Outra ação que visa a mobilizar a comunidade será trazer alunos de escolas para assistirem às atividades. "Nossa intenção é disponibilizar, ao máximo de pessoas, o conhecimento sobre as principais oportunidades de formação para o mercado de trabalho que possuímos na cidade", enfatizou a diretora.
Oni salientou que uma das áreas mais procuradas dentro do contexto regional é a de comércio exterior, em virtude de a cidade contar com um dos maiores portos secos da América Latina. "É uma área de destaque, junto com os cursos de Enfermagem e de técnico em Informática."

Operação abrange rios e rodovias

A prevenção e repressão aos delitos fronteiriços e ambientais são os objetivos da Operação Fronteira Sul II, atividade do Comando Militar do Sul que prossegue até próxima sexta-feira. Diversas unidades do Exército atuam, desde segunda-feira, nas regiões de fronteira com a Argentina e o Uruguai, com a participação da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileiras e órgãos de segurança como a Polícia Civil, a Brigada Militar, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. A área de abrangência vai do Chuí (RS) ao município paranaense de Guaíra.

No Rio Grande do Sul, há patrulhas nos rios Uruguai e Quaraí em diversas rodovias e estradas vicinais. Foram instalados postos de bloqueio para realização de ações de abordagem, revista e coleta de informações sobre automóveis, barcos e transeuntes. A operação busca identificar situações irregulares, como o contrabando de armas e tráfico de drogas e problemas quanto à documentação de veículos e motoristas. No caso das equipes móveis, o local de atuação só é comunicado às unidades próximo do horário do deslocamento. 
Em Ijuí, a operação foi concentrada ontem em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 285. Em Palmeira das Missões, a estrutura do Exército foi montada no Parque Municipal de Exposições Tealmo Schardong. Uma unidade de saúde está instalada na praça Nassib Nassif, no centro da cidade. No local, são realizados exames de saúde e prestadas informações à população sobre as atividades do Exército. Na Fronteira-Oeste, as unidades subordinadas à 2 Brigada de Cavalaria Mecanizada também desenvolvem ações cívico-sociais em áreas carentes de Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí e Uruguaiana. São oferecidos às comunidades atendimentos médico e odontológico e serviços como corte de cabelo.
Em Uruguaiana, as equipes estarão à disposição dos moradores nesta quarta-feira, na comunidade de São Marcos. Em Quaraí, haverá prestação de serviços no bairro Gaudêncio Conceição. Em Barra do Quaraí, haverá palestra sobre prevenção de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, no Centro Comunitário do Distrito de Gutierrez.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quatro morrem em acidente de carro


Os corpos das vítimas do choque entre dois carros no início da madrugada desta segunda-feira, na fronteira oeste, somente foram liberados no início da tarde. A violência do choque deixou um rastro de destroços ao longo da margem da rodovia que liga o Brasil ao Uruguai. O trecho não é de muito movimento e a Polícia Rodoviária Federal ainda não divulgou as causas do acidente, pois poucas foram as evidências deixadas pelos veículos, que ficaram totalmente destruídos após o acidente que ocorreu a cinco quilômetros do centro de Uruguaiana. 
Passagem Everaldo Jacques: "O acidente que vitimou quatro pessoas, três de uma mesma família, aconteceu aqui, no quilômetro 586, da BR 472, que liga Uruguaiana a Barra do Quaraí, na fronteira com o Uruguai. Os veículos se chocaram logo em seguida a uma cursa, na saída de um pontilhão". 

Morreram no acidente Telmo Gomes de Lima, de 31 anos, condutor e único ocupante do Tipo, e Jorge Neves Goularte, de 43 anos, motorista do Gol, Ivanir Claudete Muller Goularte, de 36 anos e o filho do casal, Douglas Muller Goularte, de 15 anos. 
Os corpos foram velados em uma mesma funerária e sepultados no final da tarde desta segunda-feira no Cemitério Senhora Santana em Uruguaiana.


Da editoria - Everaldo Jacques 

domingo, 17 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vereadores visitam criatório em Santa Maria

Os vereadores José Clemente Corrêa (PT), Rafael Alves (PSDB) e Mauro Brum (PMDB) visitaram, na última quarta-feira (13), o Criatório São Braz, em Santa Maria, na região central do Estado. O objetivo da visita foi verificar as condições de saúde dos animais silvestres que foram retirados da empresa Imul, em abril de 2009, por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o vereador José Clemente, a comissão parlamentar encontrou um criatório com boa estrutura e profissionais habilitados. “Constatamos que os animais estão em bom estado de saúde, apesar de duas capivaras, que foram levadas de Uruguaiana, terem morrido”, disse o vereador.
O criatório de animais São Braz, em Santa Maria, possui uma área de quatro hectares e certificação do Ibama. No local, os três vereadores conversaram com o proprietário das instalações e puderam conhecer o trabalho realizado pelos profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores - 14/Outubro/2010

Estreia do basquete uruguaianense será no Colégio União

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Sanchotene Felice, foi firmada parceira e apoio do Município para a participação da Liga Uruguaianense de Basquete (LUBA) no Campeonato Gaúcho da modalidade. Presentes na reunião os dirigentes da LUBA: Miguel Augusto Almerão, Reginaldo Grillo Zubiaurre, Rômulo Mena Barreto e o secretário municipal de Espores e Lazer, Vicente Majó da Maia. Em contrapartida ao apoio recebido da Prefeitura, a LUBA estará formando novos valores, por meio de escolinhas de basquete.
A equipe de Uruguaiana estreia – neste sábado (16), às 19h, no Colégio Metodista União, contra a fortíssima e tradicional equipe da Sogipa de Porto Alegre. No domingo (17), a equipe de Uruguaiana enfrenta Pelotas, no mesmo local. Ingressos gratuitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal - 14/10/2010

Alunos do Instituto Elisa Valls visitam a Câmara Municipal

Acompanhados de professores, alunos de 3ª e 4ª séries do Instituto Estadual de Ensino Elisa Valls visitaram, na manhã desta quinta-feira (14), o gabinete da presidência e o plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. Os alunos foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Silva (PP), e pelo assessor para assuntos institucionais, Loeci Albeche. Os estudantes ainda acompanharam a sessão ordinária e puderam assistir à aprovação dos requerimentos apresentados pelos vereadores. Um dos requerimentos, o de autoria do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), será encaminhado ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) para que estude a possibilidade da Secretaria Municipal de Educação realizar uma análise técnica nas escolas municipais quanto à necessidade de instalação de portas alternativas para saídas de emergência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Câmara de Vereadores - 14/Outubro/2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Domingos x Monte Caseros: acidentes são uma constante

O cruzamento das ruas Domingos de Almeida e Monte Caseros tornou-se ponto comum para acidentes em Uruguaiana. Além de não haver um sinalizador (como é praxe até mesmo em esquinas menos perigosas), esse ponto da cidade conta com uma sinalização de trânsito, no mínimo, propícia a dúvidas. Isto porque a única placa indicativa de pare está situada atrás da arborização da quadra. Com isso, motoristas que utilizam a Monte Caseros para se deslocarem ao centro comercial da cidade, geralmente não têm tempo para visualizar o cruzamento. Os menos avisados (por serem forasteiros ou circularem pouco na área) correm, a cada momento, risco de envolverem-se em acidentes naquele ponto.
 Inúmeros acidentes aconteceram naquela área do centro sem que medidas fossem adotadas para evitar a continuidade de problemas como o verificado no final da manhã desta quarta-feira. O choque entre um automóvel Gol e um Pálio foi inevitável. O Volkswagem seguia pela Domingos de Almeida quando teve a frente cortada pelo Fiat. Apesar do susto não foram registradas vítimas na ocorrência. Detalhe: a Brigada Militar levou cerca de trinta minutos para atender o chamado. Segundo uma das envolvidas, a urgência no atendimento, em caso de acidentes, só se dá se forem registradas vítimas com lesões corporais. 

da editoria - Everaldo Jacques - 13/Outubro/2010

Cavalos poupados na vistoria do gado

Em uma área localizada a 22 quilômetros de Uruguaiana, em direção à Barra do Quaraí, o gado da Estância Florão já está acostumado com o ronco do motor das motos. Há dois anos, o veículo é utilizado, pelo menos, duas vezes por semana, para vistoriar e contar os 319 animais que estão nos 435 hectares de Luiz Fernando Simonetti. O criador comprou uma TT-R 125, da Yamaha, para agilizar o serviço. A moto só circula dentro da propriedade e é utilizada para poupar os equinos. "À cavalo, eu demorava pelo menos cinco horas para percorrer 20 quilômetros com o gado. De moto, são no máximo duas horas. Não é questão de substituição. O cavalo segue indispensável para a lida de mangueira, para laçar um animal", explica. O barulho da moto, que poderia ser um empecilho para sua utilização junto aos animais, não interfere na rotina dos animais segundo ele. "No início o gado se assusta, mas, ao criar uma rotina, ele aprende e não temos mais esse desafio. O segredo está em saber o que utilizar, para quê e em qual momento", recomenda. 

Embora contribua no andamento das tarefas, as motos não substituem os equinos. Geralmente, os animais que não apresentam condições para participar em eventos ou exposições, são absorvidos no trabalho da fazenda. "É com o cavalo que levo o gado para o brete, por exemplo. A moto agiliza o trabalho só quando o animal não é necessário e, por isso, é mais utilizada para o gado solteiro, de engorda", conta Simonetti. O diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e da Cabanha A Tala, de Dom Pedrito, Gilberto Loureiro de Souza, explica que os cavalos são essenciais, por exemplo, na rotina de atenção ao gado bovino e ovino, principalmente nos períodos de parição, nos quais a revisão se intensifica para evitar perdas de terneiros, ocasiões em que o barulho das motos seria prejudicial. "As fêmeas mais jovens são revisadas de três a quatro vezes por dia. Na sequência do ano, temos um ciclo de atividades e obrigações sanitárias a cumprir, como aplicação de vermífugos, vacinações, identificação individual e outros manejos corriqueiros."

25 mortes no feriadão:uma em Uruguaiana

Pelo menos 25 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias e nas ruas do RS no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Os números levam em conta desde a noite de sexta-feira até as 19h de ontem. O empresário Jorge Francisco Keller, 58 anos, morreu ontem à tarde no Hospital Cristo Redentor. Ele estava internado, desde o início da madrugada de segunda-feira, quando ficou gravemente ferido, com queimaduras em 90% do corpo, no acidente em que morreu o diretor-presidente da CarHouse, Paulo de Tarso Teixeira, 53. 
Em Uruguaiana, o chapista Sérgio Aguirre Sinardi, de 60 anos, morreu quando o carro que conduzia ficou desgovernado e atingiu um poste de iluminação, na BR 472, no trevo de acesso a Uruguaiana. Conforme a Polícia, Sérgio precisou fazer uma manobra brusca para desviar de um veículo, que mudou de pista inesperadamente. Outros dois ocupantes ficaram feridos e permanecem internados na Santa Casa de Caridade. 

Rústica da Criança em Uruguaiana

A Rústica Dia da Criança 2010, promovida pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), foi a atração desse domingo na cidade. A prova teve 106 inscritos da Fronteira-Oeste e da Argentina, sendo 52 crianças, 45 adultos e nove iniciantes. A categoria geral, com percurso de 8,8 mil metros, foi vencida pelo argentino Andrés Esteban Altamirano, 27 anos. No feminino, a vitória ficou com a uruguaianense da Acoru Rosane Alves Medeiros, 27. Mel Clara de Oliveira Fanti, 8 anos, venceu todas as provas da categoria pré-mirim e Jean Carvalho, 14, conquistou a série de disputas do infantil. Any Costa, 7 anos, foi a corredora mais jovem e Floravante Pedroso, 70, o veterano em ação.

Incentivo a bandas marciais

O 2º Concurso de Bandas foi promovido em Uruguaiana no domingo passado, na Escola Estadual de Ensino Médio João Fagundes, sob a coordenação do maestro João Batista Soares. A realização foi da Liga Uruguaianense de Bandas, e teve a participação de representações de Caxias do Sul, Alegrete, Itaqui, Rosário do Sul, São Leopoldo, da anfitriã Uruguaiana e ainda da Argentina. A competição, que começou às 8h, foi encerrada somente às 23h. Conforme o maestro João Batista Soares, a atividade visou revitalizar e desenvolver o exercício musical entre os jovens e retomar a prática das bandas marciais e harmônicas de escolas e entidades. Ainda de acordo com Soares, o município, que chegou a contar com 50 grupos, hoje tem 24 deles atuando. Assim, promoções orientadas nesse sentido podem incentivar a modalidade que, além de descobrir talentos, une famílias e a comunidade escolar.

Fonte:Correio do Povo, 11/Setembro/2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Operação fiscaliza Bacia do Uruguai

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) deu início à Operação Centauro Piracema, nessa quinta-feira à tarde, no Tamandaré Iate Clube, em Uruguaiana. O objetivo é coibir a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. A atividade está proibida pelo Ibama desde o dia 1 deste mês e até 31 de janeiro de 2011. Este é o período de defeso, quando as espécies se reproduzem. A operação foi aberta pelo subcomandante do CABM, tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo. 

A fiscalização acontecerá simultaneamente até amanhã às 12h, em 20 municípios das regiões Norte, Nordeste e Oeste do Estado. Serão percorridos 800 quilômetros do rios Uruguai, Ibicuí, Ibirapuitã e Quaraí. A ação envolve 70 policiais militares, 12 embarcações, 12 viaturas para apoio por terra e uma aeronave da BM. A operação terá apoio da Delegacia Fluvial de Uruguaiana e das autoridades navais da Argentina e do Uruguai. 

Quem for flagrado infringindo a instrução normativa do Ibama estará sujeito à penalidade de um a três anos de detenção e ao pagamento de multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil. Os equipamentos serão apreendidos. 
O tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo salientou que a fiscalização ostensiva não é dirigida aos profissionais da pesca, por entender que a categoria tem consciência da importância do defeso à manutenção das espécies e à consequente preservação da atividade que alimenta centenas de famílias ribeirinhas. Segundo ele, é voltada, sim, aos contraventores que instalam acampamentos à beira do rio com freezers e equipamentos, chegando a retirar das águas, em um dia, o que os profissionais pescariam em um mês. 
A solenidade marcou ainda uma homenagem com entrega de troféus a colaboradores e ambientalistas que contribuem com o Pelotão Ambiental da BM e o processo preservacionista.

Fonte> Correio do Povo, 7/10/2010.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Carnaval 2011 – Venda em 4 parcelas no final

O presidente da Comissão Municipal de Carnaval de Uruguaiana/2011, arquiteto Carlos Alberto Ferreira do Canto avisa que somente até sexta-feira (8), os ingressos e camarotes estarão sendo vendidos em quatro (4) parcelas. O local de vendas fica no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, aberto das 9h às 15h, de segundas às sextas-feiras. Informações 3412-1633.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMU, 06/10/2010

Chuva a caminho

A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical junto à costa do Sul do Brasil. Quase todos os modelos computadorizados projetam o início do fenômeno para o final da quinta-feira. Já no fim do dia de hoje ou nas primeiras horas da quinta, fortes áreas de instabilidade devem atuar no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul com risco de chuva forte a torrencial que pode trazer elevados volumes em curto período. 
O litoral do Rio Grande do Sul pode enfrentar forte ventania, especialmente em alto mar, com rajadas acima de 120 km/h. O modelo americano indica rajadas mais intensas na região de Torres e entre o Sul de Santa Catarina e Florianópolis.

Chuva e calor

Na terça-feira, ar mais quente começou a ingressar no Estado, elevando a máxima para 27,6ºC à tarde na Grande Porto Alegre, marca observada em Campo Bom. Hoje, a temperatura deve subir mais ainda. As máximas podem ficar entre 28ºC e 30ºC em algumas cidades do Centro e do Oeste do Estado. Esse forte aquecimento antecederá novo evento de chuva intensa.
Além do Sul do País, Mato Grosso do Sul e São Paulo também podem registrar temporais intensos, não se descartando vendavais com potencial de danos e granizo em pontos isolados. Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, em particular, terão o mais alto risco de tempo severo, segundo a MetSul. 


Fonte: Correio do Povo, 06/10/2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CineSesc apresenta “Mostra Trilogia das Cores”

A partir do dia 13 de outubro, o CineSesc promove exibições de filmes em Uruguaiana. A atividade, que integra o Arte Sesc – Cultura por toda parte, abre com a produção “A Fraternidade é Vermelha”. Já no dia 14, será a vez de conferir “A Igualdade é Branca”. A Mostra Trilogia das Cores encerra com “A Liberdade é Azul”, no dia 15. As apresentações acontecem sempre às 19h, no Sesc Uruguaiana (rua Flores da Cunha, 1984). A atividade tem entrada franca. “A Liberdade é Azul” relata a história de Julie que acorda em um hospital após um acidente descobre que o marido e a filha morreram. Desesperada, procura se desfazer de tudo que a lembre do passado. É o primeiro filme da trilogia do diretor Krzysztof Kieslowski inspirada nos ideais da Revolução Francesa.
“A Igualdade é Branca” trata-se do segundo filme da trilogia. A produção mostra a difícil relação de um casal - ele é polonês, ela francesa - serve de argumento para o filme discutir o ideal de igualdade entre as pessoas. Em “A Fraternidade é Vermelha”, Valentine atropela uma cadelinha quando voltava para casa. Seu encontro com o dono do animal, um juiz que vive isolado, provoca questionamentos em ambos. 

Sobre a “Mostra Trilogia das Cores” – A “Mostra Trilogia das Cores” é inspirada nas cores da bandeira da França e também nos lemas da Revolução Francesa, a sua trilogia podia ser vista como um ensaio, um reflexo da visão pessoal do cineasta polonês com relação aos processos da unificação européia da época, tanto econômica quanto política. Por isso, deve ser vista na íntegra, e na sequência original, em que, como uma peça em três atos aparentemente distintos, mas que se complementam no fim. Os três filmes apresentam personagens que protagonizam cada um dos filmes individualmente, mas interagem ao longo da trilogia, até o final arrebatador, em que serão reunidos por conta de uma tragédia com implicações simbólicas e até mesmo como metáfora da situação política da Europa refletida pela ótica do próprio Kieslowski. Diretor de dramas pesados e intimistas, Kieslowski adotou uma nova filosofia a partir do "Decálogo" no final dos anos 80, e a sua trilogia de cores representa o amadurecimento de seu cinema, a combinação de poesia e sensibilidade e o uso de personagens comuns como símbolos universais. Cada núcleo de história é diferente dos demais, abrangendo os lemas um de cada vez e de forma individualizada. Assim, "A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha", mas na visão do maior cineasta polonês desde Polanski, tudo isso ganha um sentido mais abrangente.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uruguaiana elege apenas um

A eleição em Uruguaiana transcorreu de forma tranquila. Algumas seções com maior volume de eleitores apresentaram filas e espera suportável. Uma das evidências foi o difícil acesso aos locais de votação a idosos e portadores de necessidades especiais. Grande parte dos 50 pontos não conta com rampas, corrimões ou outros aparatos. 
A comunidade árabe de Uruguaiana, uma das maiores do Rio Grande do Sul, compareceu às urnas, com presença marcante nas seções que funcionaram no Clube Caixeiral.
Os brasileiros que vivem na Argentina, a exemplo de Vera Girón, marcaram encontro no Clube Comercial. Uma oportunidade de rever a cidade natal e familiares, proporcionada pelos pleitos a cada quatro anos.
Com 100% dos votos do Rio Grande do Sul apurados às 22h53m da noite desse domingo, a Assembleia Legislativa do Estado terá 22 novos deputados na 53ª legislatura, o que representa uma renovação de 40%. Os demais 33 deputados já detêm mandato na casa e conquistaram a reeleição. Por coincidência, são exatamente os mesmos números observados no pleito de 2006. Dos 55 deputados atuais, 40 concorriam à reeleição e apenas sete não tiveram êxito: Francisco Appio (PP), Francisco Pinho (DEM), Leila Fetter (PP), Nedy Marques (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Paulo Brum (PSDB).
Uruguaiana conseguiu eleger apenas um de seus candidatos preferenciais: Frederico Antunes, do PP, recebeu  46.537 votos e vai para o seu quarto mandato consecutivo. O uruguaianense Raul Pont (PT) também retorna a Assembleia Legislativa, com 65.430 votos.
Candidatos como o ex-prefeito Caio Riela (PTB) e a 1ª Dama Elisabeth Brettas Felice (PSDB) não conseguiram a eleição. 


RS retoma mapeamento de fazendas

A superintendência do Ministério da Agricultura no RS (Mapa/RS) deve aportar R$ 282 mil para o georeferenciamento de propriedades de fronteira com a Argentina. Os recursos deverão ser utilizados em outubro, novembro e dezembro, possibilitando a retomada do trabalho interrompido em abril por falta de verba e disponibilidade técnica. 
Conforme o veterinário Marcelo Göecks, do serviço de doenças vesiculares da Secretaria da Agricultura, a primeira, das cinco etapas do projeto, foi concluída com o mapeamento de 1.489 mil propriedades de Barra do Quaraí e Uruguaiana, num investimento de R$ 10,44 mil. "O trabalho foi concluído em 13 dias. Para a próxima etapa, precisaríamos de, pelo menos, dois meses, se contarmos com o mesmo número de profissionais." A segunda fase do georeferenciamento envolverá 17 municípios fronteiriços com a Argentina, totalizando 21,68 mil propriedades. "Estamos desde o início do ano esperando por essa verba." 
A terceira etapa do mapeamento envolverá 18,43 mil propriedades rurais em dez municípios de Fronteira com o Uruguai e a quarta será voltada a 19,11 mil propriedades de 28 municípios que ligam o RS a Santa Catarina. "Depois disso, iremos em direção ao centro do Estado, começando pelos municípios que não fazem limites fronteiriços mas pertencem às regiões de Fronteira". 
Dados do Sistema de Defesa Agropecuária do Mapa apontam que o Estado possui 323.828 mil propriedades rurais, sendo 24,36% localizadas em municípios de região de Fronteira com a Argentina e o Uruguai. Essas propriedades apresentam risco maior quanto à introdução de agentes patógenos.

Polícia apreende 17 aves na fronteira de Uruguaiana

A Polícia Federal (PF) confirmou, na manhã desta segunda-feira, a apreensão de 17 aves da fauna silvestre que seriam comercializadas para argentinos na fronteira entre Uruguaiana e Passo de Los Libres. Dois pernambucanos foram presos com as aves, transportadas em caixas de papelão na cidade de Itaqui, no sábado passado. 
A dupla foi interceptada em um Fiat  Weekend, locado em Uruguaiana, durante a Operação Sentinela, realizada na região pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Eles vão responder em liberdade, com base na lei de crimes ambientais. Ambos já tinham antecedentes criminais pelo mesmo tipo de delito.
Segundo a delegada da PF, Ana Gabriela Becker, as 17 aves foram trazidas de São Paulo para serem vendidas na fronteira. Ela revelou que os acusados compraram cada pássaro por cerca de R$ 100 em feiras e venderiam por aproximadamente R$ 200 aos argentinos. Os animais foram encaminhados ao Ibama, onde serão submetidos a exames. As investigações serão realizadas agora para apurar se existe uma organização criminosa envolvida no tráfico de aves. 

Fonte: Correio do Povo - 04/Outubro

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Furtos de fiação põem Uruguaiana em situação de risco

Hoje (1), o coordenador de operações da AES Sul, Leandro Cunha, explicou, em entrevista ao jornalista Everaldo Jacques, no programa Bom Dia Cidade, da El Shadday 104.9 FM, as razões do apagão registrado no município  entre o fim da tarde de quarta-feira e a madrugada de ontem. Segundo Cunha, foram furtados equipamentos do sistema de aterramento da Subestação Uruguaiana 1, provocando vários danos na própria subestação e nos alimentadores e transformadores que fornecem energia elétrica para a área urbana do município. O problema aconteceu entre às18h40min e o fim da madrugada. 
A AES Sul mobilizou 14 equipes para consertar os danos ocorridos em diferentes pontos da rede de distribuição de energia elétrica e também em resisdências de consumidores. 
Segundo o comunicado, das 22h10min às 22h21min, a concessionária teve que desligar totalmente a subestação, interrompendo o fornecimento de energia para os cerca de 34 mil clientes no município. Cunha ainda disse que o risco do transformador que mantém o fornecimento de energia queimar com uma ocorrência do gênero é grande. Com isso, também cresce o risco da cidade ficar um período ainda maior sem energia caso haja problemas maiores com os transformadores. "Se ficássemos sem os tranformadores, poderíamos ficar sem luz entre dois e três dias", define.
Ainda afirma Cunha que o dano ocorrido foi gerado pelo furto de fiação que sequer tem valor de mercado. "Foi furtado cabo de aço que sequer tem cobre", garante.

Fonte: Da Editoria - 01/Outubro

Município registra superávit fiscal no segundo quadrimestre de 2010

O município de Uruguaiana registrou no período de janeiro a agosto deste ano um resultado primário de R$ 12,9 milhões, o que significa um superávit fiscal. Nesse período, o município arrecadou em receitas primárias R$ 82,4 milhões, superando arrecadação programada de R$ 78,3 milhões. Pelo lado das despesas primárias, o município gastou R$ 69,5 milhões, quando o programado para o período seria uma despesa de R$ 80,5 milhões.
Estas informações foram apresentadas aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal durante audiência pública que debateu as metas fiscais do segundo quadrimestre do exercício fiscal de 2010. O balanço de receitas e despesas do município constatou que foram atingidos 105% da meta prevista para o segundo quadrimestre com relação à arrecadação de receitas programadas no orçamento. Já as despesas correspondem a 86% da meta de despesas programadas no orçamento para o período. A despesa total apresentou uma execução inferior à receita total realizada.
O balanço também demonstrou uma redução da dívida pública consolidada do município, que sofreu uma redução de R$ 37,1 milhões, verificada em dezembro passado, para R$ 36,4 milhões em agosto passado. O secretário de Planejamento, Júlio Tietböhl, que a prefeitura está promovendo um ajuste orçamentário em todas as secretarias para colocar em dia os pagamentos que estejam atrasados.
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Fernando Tarrago (PSDB), projeta que o município poderá encerrar o exercício fiscal de 2010 com superávit fiscal de R$ 18 milhões. O vereador Mauro Brum (PMDB) solicitou atenção do município para a concessão da reposição geral anual dos servidores da prefeitura. “Se as despesas com pessoal estão abaixo dos limites prudenciais e há superávit fiscal é possível conceder a reposição geral”, destacou. Já a vereador Neraí Kauffmann (PSDB) cumprimentou a administração municipal pelo atingimento das metas fiscais. O vereador Ronnie Mello (PP) questionou o secretário sobre a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR), cuja arrecadação é 100% repassada ao município, e sobre a desigualdade na distribuição de renda no município. O contador da prefeitura Luiz Henrique Fanti informou que a prefeitura elaborou um planilha com crité rios para a valoração do preço do hectare da terra nua e frisou que, em 2011, essa planilha deverá alavancar a arrecadação do ITR no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Uruguaiana - 01/Outubro

Touros Brahman participam da 74ª Exposição Agropecuária

Exemplares de zebus, da raça Brahman, criados em Uruguaiana, estarão participando da 74ª Exposição Agropecuária, que acontece no Parque Agrícola e Pastoril, de 5 a 10 de outubro de 2010. Um terneiro, de 11 meses e uma terneira de 10 meses, além de um touro de três anos – premiado em Esteio, em 2009 (campeão Junior Menor), serão os representantes da raça.
É o segundo ano que o criatório de Uruguaiana participa do evento, depois de mais de uma década sem a participação da raça, na Exposição. Em 2009, também houve a participação, mas de dois exemplares: um macho e uma fêmea.
Segundo o criador da raça, uruguaianense Edson, é um privilégio participar com os exemplares da raça, em uma exposição na cidade, como forma de valorização do Município. “Sempre quis participar das exposições em Uruguaiana e, agora, com uma estrutura fortalecida, existe a possibilidade de mostrar esses exemplares de zebú, como forma de valorizar Uruguaiana,” destaca.
Em 2009, foi a primeira vez que o criatório de Uruguaiana levou um exemplar a Esteio, desde que começou a atividade, animais para a maior exposição agropecuária da América Latina. O grande campeão é de um reprodutor com um grau de POI.
Edson iniciou um processo de remodelação de todo o seu rebanho, cruzando as raças Tabuapã e Cindi, para obter um grau de pureza muito maior na raça Brahmam, bem como o processo de inseminação artificial com sêmen de animais premiados em Exposições no Brasil.
Como um dos poucos criadores da raça no Estado,o pecuarista mantém um processo constante de intercâmbio com outros criadores do Estado e do centro do país, e seguidamente participa de feiras e eventos específicas do gênero.
Para Edson, único criador em Uruguaiana, manter esse tipo de raça na cidade, é a certeza de desenvolver os belos atributos de um grupo racial que prima por rusticidade, precocidade, boa distribuição cárnica e ótima habilidade materna.
O pecuarista ainda revela que os animais da raça Brahmam têm uma eficiência reprodutiva muito grande, principalmente numa região como Uruguaiana, onde as condições ajudam nesse processo. “A questão da longevidade, da habilidade materna, resistência a enfermidades, parasitas e insetos, a precocidade e a docilidade dos animais contribuem para que este tipo de zebu seja interessante para criar no Município,” avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Criatório Brahman - 1/Outubro