segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uruguaiana elege apenas um

A eleição em Uruguaiana transcorreu de forma tranquila. Algumas seções com maior volume de eleitores apresentaram filas e espera suportável. Uma das evidências foi o difícil acesso aos locais de votação a idosos e portadores de necessidades especiais. Grande parte dos 50 pontos não conta com rampas, corrimões ou outros aparatos. 
A comunidade árabe de Uruguaiana, uma das maiores do Rio Grande do Sul, compareceu às urnas, com presença marcante nas seções que funcionaram no Clube Caixeiral.
Os brasileiros que vivem na Argentina, a exemplo de Vera Girón, marcaram encontro no Clube Comercial. Uma oportunidade de rever a cidade natal e familiares, proporcionada pelos pleitos a cada quatro anos.
Com 100% dos votos do Rio Grande do Sul apurados às 22h53m da noite desse domingo, a Assembleia Legislativa do Estado terá 22 novos deputados na 53ª legislatura, o que representa uma renovação de 40%. Os demais 33 deputados já detêm mandato na casa e conquistaram a reeleição. Por coincidência, são exatamente os mesmos números observados no pleito de 2006. Dos 55 deputados atuais, 40 concorriam à reeleição e apenas sete não tiveram êxito: Francisco Appio (PP), Francisco Pinho (DEM), Leila Fetter (PP), Nedy Marques (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Paulo Brum (PSDB).
Uruguaiana conseguiu eleger apenas um de seus candidatos preferenciais: Frederico Antunes, do PP, recebeu  46.537 votos e vai para o seu quarto mandato consecutivo. O uruguaianense Raul Pont (PT) também retorna a Assembleia Legislativa, com 65.430 votos.
Candidatos como o ex-prefeito Caio Riela (PTB) e a 1ª Dama Elisabeth Brettas Felice (PSDB) não conseguiram a eleição.