terça-feira, 26 de outubro de 2010

EMATER disponibiliza técnico para auxiliar pescadores

Em reunião realizada nesta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores, em Uruguaiana, o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, pesca e Agronegócio, Ony Lacerda e o diretor da Emater, Romeu Rhode apresentaram o novo técnico da entidade que irá auxiliar os pescadores da Fronteira Oeste. Guilherme Menna Barreto irá trabalhar na elaboração de projetos que atendam às demandas dos pescadores dos municípios de Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Barra do Quaraí. “A ação do técnico será permanente e os projetos que consolidem geração de renda e melhoria de qualidade de vida não serão interrompidos com a mudança do Governo do Estado em janeiro. Essa preocupação quanto à interrupção dos projetos não existe”, disse o secretário.

Durante o anúncio ficou definido também que a base logística do novo técnico da Emater será Uruguaiana. Em Uruguaiana atuam cerca de 250 pescadores profissionais que extraem 170 toneladas de pescado ao ano dos mananciais hídricos da região. De acordo com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), que esteve representando a Assembleia Legislativa no ato, a decisão é altamente positiva para os pescadores da região. “A pesca é uma atividade importante e tradicional da Fronteira Oeste, mas lamentavelmente é pouco lembrada pelas instituições que deveriam oferecer estímulo e apoio. A presença do novo técnico da Emater renderá ótimos projetos na área da pesca para toda a região”, afirmou o parlamentar.
Participaram ainda da reunião os presidente das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, Adalberto Silva e de Quaraí, André Pinto, o presidente da Federação dos Pescadores do Estado, Vilmar Coelho, o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Julio Silveira, os vereadores de Uruguaiana, Gilberto Risso (PMDB), Josefina Soares (PSDB), Ronnie Mello (PP), Neray Kauffmann (PSDB), Rogério de Moraes (PSDB) e José Clemente (PT), além de entidades e lideranças ligadas ao setor da pesca.