quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Senac-RS promove capacitação

A 5 Feira de Oportunidades do Senac-RS, que será desenvolvida hoje, irá atender interessados em capacitação para o trabalho nas unidades de 41 cidades do Estado. É no interior gaúcho que a entidade identifica um crescimento da necessidade de formação e qualificação profissional, com expectativa de atingir até 1 mil pessoas nas escolas dos municípios-polo, o que permitirá alcançar a meta de 40 mil atendimentos.
Para a gerente de marketing do Senac-RS, Cláudia Beretta, a feira é um evento que mostra a força de rede que a entidade apresenta. "Temos procurado ampliar a abrangência da nossa atuação, chegando a todas as regiões, como uma das maiores instituições de capacitação e formação profissional", destacou. Lembrou que os diplomas conferidos têm o mesmo valor em Uruguaiana ou Santo Ângelo, por exemplo. "A profissionalização pelo Senac garante visibilidade e certificação de competência a quem realiza nossos cursos", argumentou.
A expectativa positiva está presente nas unidades do interior do Estado. A diretora do Senac Santo Ângelo, Janine Brum, enfatizou que, na cidade, a característica é de ir ao encontro da comunidade. "Aqui, nós montamos uma estrutura na praça central, levando a entidade às pessoas, com uma série de atividades e serviços, como corte de cabelo, medição da pressão arterial, além de mesas de corte e costura", disse. Outra ação prevista é a realização de palestras sobre as oportunidades de formação disponibilizadas pela instituição em duas escolas da rede pública. "É cada vez maior o contato de empresas da região conosco para o preenchimento de vagas, principalmente na área de Montagem e Configuração de Computadores", citou Janine.
Em Uruguaiana, a diretora Oni Dias também está confiante no sucesso da 5 edição da Feira de Oportunidades. Tanto que, além de atender os interessados do município, também realizou uma palestra em Barra do Quaraí, mostrando a atuação da unidade. Outra ação que visa a mobilizar a comunidade será trazer alunos de escolas para assistirem às atividades. "Nossa intenção é disponibilizar, ao máximo de pessoas, o conhecimento sobre as principais oportunidades de formação para o mercado de trabalho que possuímos na cidade", enfatizou a diretora.
Oni salientou que uma das áreas mais procuradas dentro do contexto regional é a de comércio exterior, em virtude de a cidade contar com um dos maiores portos secos da América Latina. "É uma área de destaque, junto com os cursos de Enfermagem e de técnico em Informática."