sábado, 9 de outubro de 2010

Operação fiscaliza Bacia do Uruguai

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) deu início à Operação Centauro Piracema, nessa quinta-feira à tarde, no Tamandaré Iate Clube, em Uruguaiana. O objetivo é coibir a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. A atividade está proibida pelo Ibama desde o dia 1 deste mês e até 31 de janeiro de 2011. Este é o período de defeso, quando as espécies se reproduzem. A operação foi aberta pelo subcomandante do CABM, tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo. 

A fiscalização acontecerá simultaneamente até amanhã às 12h, em 20 municípios das regiões Norte, Nordeste e Oeste do Estado. Serão percorridos 800 quilômetros do rios Uruguai, Ibicuí, Ibirapuitã e Quaraí. A ação envolve 70 policiais militares, 12 embarcações, 12 viaturas para apoio por terra e uma aeronave da BM. A operação terá apoio da Delegacia Fluvial de Uruguaiana e das autoridades navais da Argentina e do Uruguai. 

Quem for flagrado infringindo a instrução normativa do Ibama estará sujeito à penalidade de um a três anos de detenção e ao pagamento de multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil. Os equipamentos serão apreendidos. 
O tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo salientou que a fiscalização ostensiva não é dirigida aos profissionais da pesca, por entender que a categoria tem consciência da importância do defeso à manutenção das espécies e à consequente preservação da atividade que alimenta centenas de famílias ribeirinhas. Segundo ele, é voltada, sim, aos contraventores que instalam acampamentos à beira do rio com freezers e equipamentos, chegando a retirar das águas, em um dia, o que os profissionais pescariam em um mês. 
A solenidade marcou ainda uma homenagem com entrega de troféus a colaboradores e ambientalistas que contribuem com o Pelotão Ambiental da BM e o processo preservacionista.

Fonte> Correio do Povo, 7/10/2010.