sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Frederico Antunes: Sancionada lei que altera estatuto do IRGA

Deputado uruguaianense na mesa de negociações
A governadora Yeda Crusius sancionou, nesta quinta-feira (28), a lei aprovada na Assembleia Legislativa, por unanimidade, que altera o estatuto do Instituto Riograndense de Arroz (Irga), em vigor desde 1948. A nova norma, defendida pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), modifica a forma de escolha do presidente da instituição que será feita, a partir de agora, por meio de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo e, posteriormente, encaminhada a chefe do Executivo gaúcho.

A legislação destaca que a tarefa de escolher a lista caberá ao Conselho Deliberativo, formado por 72 produtores de todas as regiões, e que é eleito pelos 18 mil arrozeiros gaúchos. Anteriormente à aprovação da nova diretriz, esta era uma prerrogativa exclusiva da governadora do Estado. 
Para Frederico Antunes, a nova lei demonstra valorização e respeito à classe produtora, além de maior autonomia ao IRGA. "Hoje é momento histórico para orizicultura no Rio Grande do Sul. Nossa reivindicação depois de anos foi atendida pelo governo do estado", finalizou. Frederico destacou também que o Rio Grande do Sul responde por mais de 60% da produção nacional de arroz.
Para o presidente do Irga, Maurício Miguel Fischer, a lei sancionada dará maior segurança para o Instituto, a partir de gestores vinculados ao setor arrozeiro, que trabalhem em busca de soluções para os problemas do setor.