sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Furtos de fiação põem Uruguaiana em situação de risco

Hoje (1), o coordenador de operações da AES Sul, Leandro Cunha, explicou, em entrevista ao jornalista Everaldo Jacques, no programa Bom Dia Cidade, da El Shadday 104.9 FM, as razões do apagão registrado no município  entre o fim da tarde de quarta-feira e a madrugada de ontem. Segundo Cunha, foram furtados equipamentos do sistema de aterramento da Subestação Uruguaiana 1, provocando vários danos na própria subestação e nos alimentadores e transformadores que fornecem energia elétrica para a área urbana do município. O problema aconteceu entre às18h40min e o fim da madrugada. 
A AES Sul mobilizou 14 equipes para consertar os danos ocorridos em diferentes pontos da rede de distribuição de energia elétrica e também em resisdências de consumidores. 
Segundo o comunicado, das 22h10min às 22h21min, a concessionária teve que desligar totalmente a subestação, interrompendo o fornecimento de energia para os cerca de 34 mil clientes no município. Cunha ainda disse que o risco do transformador que mantém o fornecimento de energia queimar com uma ocorrência do gênero é grande. Com isso, também cresce o risco da cidade ficar um período ainda maior sem energia caso haja problemas maiores com os transformadores. "Se ficássemos sem os tranformadores, poderíamos ficar sem luz entre dois e três dias", define.
Ainda afirma Cunha que o dano ocorrido foi gerado pelo furto de fiação que sequer tem valor de mercado. "Foi furtado cabo de aço que sequer tem cobre", garante.

Fonte: Da Editoria - 01/Outubro