sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Touros Brahman participam da 74ª Exposição Agropecuária

Exemplares de zebus, da raça Brahman, criados em Uruguaiana, estarão participando da 74ª Exposição Agropecuária, que acontece no Parque Agrícola e Pastoril, de 5 a 10 de outubro de 2010. Um terneiro, de 11 meses e uma terneira de 10 meses, além de um touro de três anos – premiado em Esteio, em 2009 (campeão Junior Menor), serão os representantes da raça.
É o segundo ano que o criatório de Uruguaiana participa do evento, depois de mais de uma década sem a participação da raça, na Exposição. Em 2009, também houve a participação, mas de dois exemplares: um macho e uma fêmea.
Segundo o criador da raça, uruguaianense Edson, é um privilégio participar com os exemplares da raça, em uma exposição na cidade, como forma de valorização do Município. “Sempre quis participar das exposições em Uruguaiana e, agora, com uma estrutura fortalecida, existe a possibilidade de mostrar esses exemplares de zebú, como forma de valorizar Uruguaiana,” destaca.
Em 2009, foi a primeira vez que o criatório de Uruguaiana levou um exemplar a Esteio, desde que começou a atividade, animais para a maior exposição agropecuária da América Latina. O grande campeão é de um reprodutor com um grau de POI.
Edson iniciou um processo de remodelação de todo o seu rebanho, cruzando as raças Tabuapã e Cindi, para obter um grau de pureza muito maior na raça Brahmam, bem como o processo de inseminação artificial com sêmen de animais premiados em Exposições no Brasil.
Como um dos poucos criadores da raça no Estado,o pecuarista mantém um processo constante de intercâmbio com outros criadores do Estado e do centro do país, e seguidamente participa de feiras e eventos específicas do gênero.
Para Edson, único criador em Uruguaiana, manter esse tipo de raça na cidade, é a certeza de desenvolver os belos atributos de um grupo racial que prima por rusticidade, precocidade, boa distribuição cárnica e ótima habilidade materna.
O pecuarista ainda revela que os animais da raça Brahmam têm uma eficiência reprodutiva muito grande, principalmente numa região como Uruguaiana, onde as condições ajudam nesse processo. “A questão da longevidade, da habilidade materna, resistência a enfermidades, parasitas e insetos, a precocidade e a docilidade dos animais contribuem para que este tipo de zebu seja interessante para criar no Município,” avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Criatório Brahman - 1/Outubro