quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Chuva a caminho

A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical junto à costa do Sul do Brasil. Quase todos os modelos computadorizados projetam o início do fenômeno para o final da quinta-feira. Já no fim do dia de hoje ou nas primeiras horas da quinta, fortes áreas de instabilidade devem atuar no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul com risco de chuva forte a torrencial que pode trazer elevados volumes em curto período. 
O litoral do Rio Grande do Sul pode enfrentar forte ventania, especialmente em alto mar, com rajadas acima de 120 km/h. O modelo americano indica rajadas mais intensas na região de Torres e entre o Sul de Santa Catarina e Florianópolis.

Chuva e calor

Na terça-feira, ar mais quente começou a ingressar no Estado, elevando a máxima para 27,6ºC à tarde na Grande Porto Alegre, marca observada em Campo Bom. Hoje, a temperatura deve subir mais ainda. As máximas podem ficar entre 28ºC e 30ºC em algumas cidades do Centro e do Oeste do Estado. Esse forte aquecimento antecederá novo evento de chuva intensa.
Além do Sul do País, Mato Grosso do Sul e São Paulo também podem registrar temporais intensos, não se descartando vendavais com potencial de danos e granizo em pontos isolados. Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, em particular, terão o mais alto risco de tempo severo, segundo a MetSul. 


Fonte: Correio do Povo, 06/10/2010