sexta-feira, 29 de abril de 2011

MPT diz ao SIMERS que apurará irregularidades na Santa Casa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Uruguaiana abrirá inquérito civil público para investigar as denúncias de irregularidades na Santa Casa local, cuja gestão é indicada pelo prefeito Sanchotene Felice. Na tarde dessa quinta-feira, 28, o Sindicato Médico do RS (SIMERS) entregou documentos ao procurador Matheus Gama, que prometeu tomar as medidas cabíveis a fim de averiguar os graves problemas, entre eles o atraso de mais de dois meses no pagamento dos profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Gama informou no encontro que já instaurou outros inquéritos para apurar supostas ilegalidades na conduta dos administradores hospitalares e do gestor municipal. Desde a semana passada, os médicos das UTIs cardiológica, adulta e pediátrica trabalham em estado de greve e com tarjas pretas nos jalecos, como forma de protesto.
O dirigente do Sindicato, Edson Prado Machado, ressalta que os intensivistas estão sem receber a remuneração. "É uma afronta a direitos de quem cumpre regularmente sua atividade. Mesmo assim, o grupo mantém o atendimento normal aos pacientes", ressalta Machado. Parte do quadro de especialistas tem carteira assinada e outra é prestadora de serviço.

Médico encontrado morto em quarto de motel na capital


O médico uruguaianense Arthur Delgado Guglielmone foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (29), em Porto Alegre. Segundo o relato do delegado Arthur Fischer, que cuida do caso, Guglielmone teria chamado a atenção dos funcionários do motel ao ter entrado ontem à noite e não ter mais se comunicado com a portaria. De acordo com as recepcionistas, o médico teria entrado desacompanhado no quarto do estabelecimento e dito que sairia hoje pela manhã. Os funcionários do motel notaram a demora e passaram a telefonar para o quarto. Depois de insistentes tentativas de contato, decidiram chamar a Polícia. Ao entrarem no quarto, os policiais da 2ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, encontram Arthur Gugliemone morto. Fischer disse que o médico teria se enforcado com uma corda que foi encontrada próxima ao corpo.
O Delegado responsável pelo caso deverá pedir as imagens da entrada do motel para se assegurar que Arthur tenha entrado sozinho. O cirurgião Arthur Guglielmone, 52 anos, deixou as filhas Eduarda e Bibiana, além da esposa Olga Maria Ribas Guglielmone. Atualmente exercia cargo junto a Federação da Unimed, além de ter sido presidente da Unimed Uruguaiana. 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cremers depõe na CPI da saúde e se reúne com Ministério Público

Fernando Matos: quer reatar o diálogo
Nesta quinta-feira, 28, diretores do Cremers estiveram em Uruguaiana para acompanhar pessoalmente o desenvolvimento do problema que a saúde do município atravessa. Pela manhã, o presidente Fernando Matos e o coordenador da assessoria jurídica do Conselho, Jorge Perrone de Oliveira, se reuniram com o promotor estadual de justiça Diego Correa de Barros e o vice-presidente da seccional da OAB, EduardoVelo Pereira. Na ocasião, foram discutidas alternativas para solucionar o problema entre médicos e prefeitura que vem afetando o serviço do Instituto do Coração e da Santa Casa de Caridade. Enquanto isso, o coordenador da Comissão de Fiscalização do Cremers, Antônio Ayub, vistoriou novamente o hospital.

À tarde, o presidente depôs na CPI da saúde que a Câmara dos Vereadores instalou para investigar a situação dos médicos envolvidos no impasse. Matos relatou, durante aproximadamente duas horas, o histórico do envolvimento do Conselho na questão e as medidas que vem tomando desde então. Reiterou, diante das perguntas dos vereadores, que a vontade do Cremers é reatar o diálogo e, assim, resolver as diferenças entre médicos e prefeitura. Também disse crer que existem graves problemas administrativos no hospital que vêm comprometendo o atendimento médico.
O resultado de ações que correm na justiça sobre o caso deverá se aguardado para que o Cremers decida quais as próximas medidas que serão tomadas.

CPI da Saúde: Confira as novidades em torno do caso

A tarde desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Uruguaiana promete ser de depoimentos contundentes e deve proporcionar fortes emoções no plenário do Palácio Borges de Medeiros, durante mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de buscar informações sobre denúncias de irregularidades no setor público da saúde em nível municipal. Hoje estará prestando depoimento o presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMERS-RS), médico Fernando Weber Matos, que na semana passada protocolou uma representação na Procuradoria da República e na Promotoria de Justiça, em Uruguaiana, contra o prefeito do município, José Sanchotene Felice. A ação foi encaminhada, respectivamente, para a Procuradora Lara Marina Martinez Caro, e para o Promotor Diego Corrêa de Barros.
Na representação, o Cremers faz um histórico da situação envolvendo parceria entre a Prefeitura de Uruguaiana, o Instituto de Cardiologia e a Santa Casa local, e relata que decidiu agir depois de tomar conhecimento de reiteradas investidas do “Senhor Prefeito Municipal de Uruguaiana no sentido de fechar a Unidade de Terapia Intensiva Coronariana, inclusive pressionando o responsável técnico do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana, Doutor Fábio Marcanth da Mota, e que coordena a equipe da UTI coronariana, para que deixe o respectivo cargo”.
No documento, o Cremers relata uma série de episódios envolvendo o prefeito e o denuncia por improbidade administrativa (de acordo com o artigo 37 da Constituição da República) e abuso de autoridade, conforme determina o artigo 3º, “j” da Lei nº 4.898/68.
O Cremers pede também proteção policial para o delegado seccional Luiz Antônio de Souza Marty e para o responsável técnico do Instituto do Coração da cidade, Fábio Marcanth da Mota.
Hoje também deverá prestar esclarecimentos na CPI, o secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider.
Nesta semana, deram seus depoimentos os médicos Césaro Augusto Biscaino Rodrigues e Lucas Krieger Martins, que reafirmaram a existência de interferência da administração da Santa Casa de Caridade em decisões técnicas e procedimentos médicos, além de situações de constrangimento com os funcionários (A integra dos depoimentos você confere nos links abaixo das fotos dos médicos).
Ontem os médicos Jorge Ribeiro, João Pedro de Oliveira, Maria Amélia Hochhegger , Ana Paula Furlan e Cláudia Alvarez prestaram seus depoimentos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Expressões femininas homenageadas na Câmara

O plenário da Câmara Municipal esteve lotado, na noite de ontem (26), quando foram homenageadas dez figuras femininas de destaque em nossa comunidade. As homenagens têm o objetivo de marcar a passagem do Dia Nacional da Mulher, a transcorrer em 30 de abril. Receberam o Diploma de Honra ao Mérito da CMU, as senhoras Marilaide Aimon Alves, indicada pelo presidente, Ronnie Mello (PP); soldado Adriana Farias da Silva, pelo vereador José Clemente (PT); Oni Maria Cezimbra Dias, diretora do SENAC, pelo vereador Gilberto Risso (PMDB); Delsa Ferreira Mascoff, presidente do Grupo Maturidade Ativa do SESC, pelo vereador Adalberto Silva (PP); Mariana Ballejo Soares, judoca, pelo vereador Francisco Barbará (PMDB); Marli Machado Tarragó, presidente do CACC, pelo vereador José Fernando (PSDB); Edy Chavasco Mutter, pela vereadora Josefina Soares (PSDB); Elenice Fagundes Silveira, pela verª Neraí Kaufmann (PSDB); Claudilara de Paula Fernandes, diretora da Escola Adir Máscia, pelo vereador Rafael Alves (PSDB) e Aliete Terezinha da Silva Machado, oficineira do CAPS, indicada pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB). A mulher foi destacada pelos parlamentares em todos os aspectos da natureza feminina em suas funções sociais, como mãe, esposa, trabalhadora, educadora, desportista, amiga, tendo sido proporcionados momentos de manifestações emocionadas.

Briga em Bagé: Confira o que aconteceu após o jogo do Uruguaiana, no Sub-20

Indignados após o empate com o Uruguaiana, jogadores e comissão técnica do Guarani de Bagé, partiram para a ignorância e agrediram os jogadores do jalde negro da Fronteira Oeste. Cabe agora, a Federação Gaúcha de Futebol se manifestar sobre o caso. Houve agressões de adultos a menores de idade.

Agora: Almoço e Conhecimento na CDL


Everaldo Jacques e Rudson Borges
CDL Uruguaiana promove a partir de agora, o “CDL 12 HORAS”, no salão nobre da entidade.O projeto é realizado a mais de três anos e se consolidou como um dos principais eventos da entidade, propondo para o associado cedelista um espaço para relacionar e debater temas referentes ao varejo e a economia local e regional.
Nesta edição o convidado especial é o conferencista Rudson Borges que profere a palestra “Transcendendo Limites – Segredos para uma Vida de Sucesso”. Rudson é natural da cidade de Rio Grande, atua na área de gestão de negócios, trainer em programação neurolinguística, coach pessoal e executivo, é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Consultores e Treinadores de vendas, autor de diversos livros, publicações e vídeos específicos para treinamento técnico e motivacional de equipes de venda e gestão de negócios. Borges é um dos mais requisitados palestrantes brasileiros da atualidade, estando presente em importantes eventos e atendendo grandes empresas do país e do exterior.
Hoje pela manhã esteve conversando com os ouvinte da El Shadday 104.9 FM, no programa Bom Dia Cidade, apresentado pelo jornalista Everaldo Jacques. 

Nova direção dos Rouxinóis toma posse

Roberto Custódio
Será neste sábado, às 21hs, no Palácio do Samba, sede da "SRC Os Rouxinóis", a posse da nova direção da escola de samba mais antiga de Uruguaiana. 
Na oportunidade, Roberto Custódio, presidente eleito com a maioria dos votos do colegiado da escola, composto por ex-presidentes da entidade, tomará posse com sua diretoria. "Estamos preparados para darmos início a uma nova fase na história dos Rouxinóis", frisa Custódio. "Com uma direção democrática, onde a efetiva participação da comunidade e organização do quadro social, será fundamental para a reestruturação da Escola". 
Tudo começa neste sábado, quando serão recebidas as chaves da entidade, na ocasião ocorrerá a transmissão de posse, com a apresentação da bateria e alguns componentes da Escola, "a portaria será liberada, não havendo nenhuma cobrança de ingresso, justamente para que, neste momento de início dos trabalhos possamos confraternizar com a nossa comunidade verde e branco" cita Custódio, que espera uma grande participação dos integrantes. 
Após este recebimento da escola, com condições para trabalhar e tempo hábil de organização, a nova direção realizará a efetiva festa de posse no dia 10 de junho, no Clube Caixeiral.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Grande Show Árabe em Uruguaiana


Ouça a reportagem sobre o caso do jovem atropelado pelo trem

No Bom Dia Cidade de hoje foi apresentada a verdadeira história do jovem  atropelado pelo trem na semana passada em Uruguaiana. Nos últimos dias, meios de comunicação de Uruguaiana o deram por morto. O jornalista Everaldo Jacques conversou sobre o caso com a mãe do garoto ontem à noite. O desespero, angústia e a surpresa da mãe sobre o acidente do filho que teve as duas pernas amputadas você confere nessa matéria apresentada na El Shadday 104.9 FM.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fuzileiros Navais no Parcão

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana promoveu ontem (24) às 18h, na Concha Acústica do Parque D. Pedro II, apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, evento que contou com a presença de grande público. A entrada foi franca.

Aula Magna nesta quinta-feira na Unipampa/Uruguaiana


O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realiza Aula Magna, nesta quinta-feira (28), às 19h, no Ginásio de Esportes. De acordo com o diretor do Campus, professor Carlos Maximiliano Dutra, o ministrante será o professor Mário Sérgio Cortella, professor titular da PUC/SP, que irá falar sobre o tema: Gestão, Currículo e Inclusão: Valores educacionais inadiáveis. 
O diretor explica que a aula abordará a importância do desenvolvimento no contexto acadêmico dos valores de humildade, sinceridade, integridade, pluralidade e solidariedade. “Será uma ótima oportunidade para aprendermos com a experiência do professor Cortella, bem como para refletirmos acerca de nossas relações interpessoais na Universidade”, indica o professor Carlos Dutra.
Mario Sergio Cortella, filósofo, com Mestrado e Doutorado em Educação, é professor-titular da PUC-SP (na qual está desde 1977), com docência e pesquisa no Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo), tendo atuado por 32 anos também no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). 
É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética.

Acidente no feriado: outro carro capota no centro


No início do mês, a capotagem de um Honda Fit, em plena área central da cidade, chamou a atenção pelo fato inusitado. Além disso, o descuido da motorista, que tentou desviar de um cachorro, antes de perder o controle do carro, também causou surpresa. O carro desgovernado virou antes de bater em outros dois que estavam estacionados. O acidente não causou ferimentos, apenas danos materiais.
No feriadão de Páscoa, uma nova ocorrência chamou a atenção da população de Uruguaiana. Desta vez, no cruzamento das ruas Dr. Maia e Flores da Cunha, junto ao semáforo instalado no local, o motorista que conduzia um automóvel Fiat Pálio, perdeu o controle do veículo, que após a colisão com o sinal de trânsito capotou. O fato ocorreu no início da manhã. O motorista nada sofreu. O veículo teve danos de grande monta.
Por detalhe, Uruguaiana não contribuiu para os números do saldo macabro do que aconteceu nas vias do Estado no Feriadão de Páscoa. Ao todo, o Rio Grande do Sul registrou 15.782 multas, sendo 64,6% por excesso de velocidade. Um recorde histórico. Destes casos, 117 motoristas foram flagrados bêbados ao volante, sendo que 54% com altos teores de bebida. O saldo trágico foi de 296 feridos e 32 mortos. Um triste balanço que tende a crescer se continuar faltando severidade dos órgãos fiscalizadores. E principalmente, consciência e responsabilidade de quem conduz.

domingo, 24 de abril de 2011

Jalde Negro vence e deixa Ferro Carril na lanterna

O Uruguaiana começou sua participação na “Volta da Rivalidade” 2011, com um bom resultado. No estádio da Baixada, o Felisberto Fagundes Filho, na manhã deste domingo, o clube que completa 100 anos em 2012, venceu o Ferro Carril, de virada, por 2x1. O jogo foi parelho do início ao fim. A equipe do técnico Pierre saiu na frente no placar, com um gol do argentino Martin, que venceu a defesa do jalde-negro e marcou primeiro. O Uruguaiana empatou com um pênalti cobrado pelo atacante Wágner, que venceu o goleiro do alvi-rubro. E a vantagem no placar foi ratificada logo em seguida, com o gol de Barriga, que fez 2x1 no placar e deu a primeira vitória no certame à equipe jalde-negra.  Agora, a rodada seguinte do torneio marca para o próximo final de semana o confronto entre o Uruguaiana e Sá Viana, no estádio Felisberto Fagundes Filho.  O Ferro Carril, com a derrota, é lanterna do certame, pois na rodada inaugural havia perdido para o tricolor dos Álamos, por 3x1 e tem uma situação difícil complicada depois de dois fracassos sucessivos.

Destaque da Semana


Adrian Leguizamón é gaúcho de Uruguaiana e tem só 15 anos. Embora tenha pouca idade, a voz de Adrian surpreende os jurados. Cantando Belo e Alexandre Pires, ele faz bonito e ganha uma chance na próxima etapa.

sábado, 23 de abril de 2011

Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais neste domingo em Uruguaiana

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro encerra a programação de Páscoa em Uruguaiana com um concerto neste domingo, às 17h45min, na Concha Acústica do Parque Dom Pedro II. O conjunto é composto por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro Histórico do Rio.
Saiba mais
Com origem na música marcial, a rigor, a primeira Banda de Música surgiu na Marinha em 1872, criada pelo Aviso nº 22 de 24 de janeiro, e pertencia ao Corpo de Imperiais Marinheiros. Em 1965, devido aos vários concertos apresentados, foi denominada Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). No dia 8 de março de 1974, por ocasião do Concerto Sinfônico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao 166º aniversário do CFN, recebeu o título de Banda Sinfônica. Dessa forma, a estrutura sinfônica da banda foi criada desde a década de 70 e que, hoje, possui um vasto repertório constituído dos mais variados gêneros musicais, os quais se estendem do erudito ao popular.
A Banda Sinfônica é composta por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre Oficiais regentes, Suboficiais e Sargentos Fuzileiros Navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, construída em 1736.
Dentre as apresentações no exterior, pode-se destacar, em 1952, um concerto sinfônico para a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II no Palácio de Buckingham; em 1996, foi considerada a melhor banda do 5º Festival Internacional de Bandas Militares realizado em Modena (Itália); realizou um concerto por ocasião da inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção (Paraguai), em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, em 23 de junho de 2004.
No país, vem se apresentando em diversos eventos culturais, em vários estados e, consequentemente, recebe inúmeros convites acompanhados de vistosos elogios. Logo, a Banda Sinfônica vem dando ênfase aos eventos nos quais se apresenta e atua como forte veículo de relações públicas para o Corpo de Fuzileiros Navais e para a Marinha do Brasil.







quinta-feira, 21 de abril de 2011

Médicos protestam na Santa Casa de Uruguaiana


Trabalho com tarja preta em protesto contra atraso de salários
Os médicos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa de Uruguaiana já estão trabalhando com tarja preta nos jalecos. Os profissionais das áreas adulta, pediátrica e cardiológica realizam as suas atividades com a fita no braço, em protesto ao atraso de dois meses nos salários e por melhores condições de trabalho. Os cerca de 20 intensivistas estão em estado de greve desde o dia de ontem, medida definida em assembleia. "Os médicos estão de luto pela Saúde de Uruguaiana", afirma Edson Prado Machado, representante do Sindicato Médico do RS (SIMERS).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Presidente do Conselho Municipal de Saúde depõe na CPI


Na reunião da CPI da Saúde de ontem à tarde (19), os vereadores tomaram o depoimento do presidente do Conselho Municipal de Saúde e vice-presidente do Sindisaúde. Renato Jorge Trindade Corrêa.
O depoente reafirmou o que foi dito pelo médico Fábio Mota em reunião da Comissão de Saúde da Câmara e trouxe várias informações sobre situações irregulares na administração da Santa Casa de Caridade, afirmando que o Conselho Municipal, contrariando as disposições legais, não foi consultado pelo Governo Municipal quando da realização de muitas das obras na área da saúde. A administração da Santa Casa de Caridade foi citada diversas vezes pela forma como trata e distribui os funcionários no hospital. Também foi dito pelo depoente que  recursos federais estão sendo perdidos em razão da falta de apresentação de projetos ou expiração de prazo para utilização.
Sobre os fatos citados, Renato Corrêa foi intimado a apresentar documentos à CPI.
O vereador Mauro Brum fez a entrega de diversos documentos recebidos anonimamente em sua residência a fim de que seja buscada sua veracidade eanalisados pela Comissão Parlamentar de Inquérito.
Para a próxima semana, ficaram marcados oito depoimentos que serão tomados na terça e quarta-feiras (26 e 27), no horário das 14h.

Médicos da Santa Casa aprovam estado de greve

Categoria usará tarja preta em protesto
Os médicos plantonistas das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa de Uruguaiana aprovaram, em assembleia na noite desta terça (19), estado de greve. A atitude é uma reação ao atraso de dois meses no pagamento dos salários e um repúdio às precárias condições para exercer a Medicina na instituição. A decisão foi tomada por unanimidade em plenária ocorrida na sede da Delegacia do Sindicato Médico do RS (SIMERS) no município.
“Mesmo estando há dois meses sem ter as remunerações a que têm direito como qualquer trabalhador, os plantonistas vão manter as escalas devido à essencialidade do serviço", esclarece o representante do Sindicato Edson Prado Machado. O dirigente cita que alguns intensivistas não possuem nem mesmo vínculo empregatício, não tendo acesso a férias, décimo terceiro salário e demais direitos.
A partir desta quarta-feira, os cerca de 20 profissionais que atuam nas áreas adulta, pediátrica e cardiológica também usarão tarjas pretas nos jalecos, um protesto ao desrespeito e descaso da direção do estabelecimento, cuja gestão é nomeada pela prefeitura. “O gesto simboliza a indignação e o luto frente à desvalorização da categoria. A administração pública tenta colocar a culpa pela má gestão sobre os médicos. Isto precisa ter um fim”, destaca Machado.
Na semana passada, o SIMERS denunciou a situação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que prometeu investigar os fatos e tomar medidas administrativas. A entidade médica esclarece que o estado de greve não causará prejuízos aos pacientes internados nas UTIs. O movimento permanecerá ativo enquanto os pagamentos não forem efetuados. A unidade de adultos está cadastrada na Central de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para receber doentes de todo o Rio Grande do Sul.



Assessoria de Imprensa SIMERS
Contato: Viviane Dreher (51) 9114-2478

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Médico critica administração da Santa Casa


Denúncias de assédio moral, óbito e intervenção pessoal na área técnica do Hospital da Santa Casa de Caridade foram alguns dos tópicos citados pelo médico Fábio Motta, responsável pelo Instituto do Coração (INCAR), em respostas dadas à Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, reunida nesta manhã (18), no plenário do Palácio Borges de Medeiros.
Fábio Motta contou aos vereadores detalhes  de todo o histórico em torno do setor, desde a criação do INCAR até o que aconteceu na semana passada, quando teve que chamar a intervenção do Ministério Público e da Polícia Federal, para que a sua equipe pudesse continuar trabalhando na área cedida para a sua localização, em acordo assinado pela Administração do Hospital da Santa Casa de Caridade (HSCC). “Se não tomássemos essa atitude, corríamos o risco de perder mais uma vida”, disse. Uma mulher estava com duas vias coronárias secundárias obstruídas e uma terceira, a principal, com quase a sua totalidade prejudicada. Caso não ocorresse o atendimento médico adequado, o caso dificilmente seria resolvido de forma positiva, segundo relato do cardiologista. De acordo com o que disse o médico, em decorrência dos problemas enfrentados com a Administração do Hospital um óbito foi registrado no período.
Além disso, Motta falou que funcionários ligados ao INCAR teriam sofrido assédio moral em diversos momentos, gerando um clima instável no setor dirigido por ele. “Funcionários são ameaçados de demissão caso prestem auxílio ao INCAR”, exclamou.
Sobre sua demissão, Motta credita a rota de colisão entre sua atuação no INCAR e a da administradora da Santa Casa de Caridade, Ana Dellito. Motta teria relatado inúmeras incorreções em procedimentos administrativos que geraram dificuldades em todo o complexo.
A gota da água de sua boa relação com o prefeito Sanchotene Felice teria ocorrido quando da presença de uma comissão do Conselho Regional de Medicina (CREMERS), em Uruguaiana, para averiguação de diversas situações ocorridas no Hospital, relacionadas a reivindicações de obstetras e plantonistas. Indagado à época, Motta teria levado ao conhecimento do CREMERS as situações de dificuldade que enfrentava. O fato gerou, segundo Motta, a antipatia de Felice.  
Depois disso, o Prefeito teria solicitado ao Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, o afastamento do cardiologista, o que foi negado pelo responsável, Dr. Ivo Nesralla.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Augusto Schneider, ex-presidente da Comissão Gestora do Hospital, acompanhou todo o depoimento de Motta.
O relato da reunião foi encaminhado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara de Vereadores para que seja anexado aos documentos que estão sendo recolhidos pelos integrantes do grupo. A CPI da Saúde estará reunida na tarde desta terça-feira, com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Correa. Ele disse que já sabia das denúncias de assédio moral no HSCC e que estão sendo alvo de investigação na Justiça do Trabalho. 
Confira na íntegra o áudio da reunião: 

domingo, 17 de abril de 2011

Tricolor faz 3x1 no Ferro Carril


Éder está abrindo o placar da partida com o gol que deu início a vitória do Sá Viana 
O Sá Viana largou na frente na abertura do Campeonato Municipal de Futebol “A Volta da Rivalidade”, reunindo os principais clubes profissionais de Uruguaiana. O tricolor jogando em casa abriu o placar com um belo gol do atacante Éder, depois do lançamento de Anderson. Ele se livrou da zaga e bateu forte, tirando qualquer chance de defesa do bom goleiro Marcelo, 1x0.
Depois de várias chances desperdiçadas pelo rápido ataque tricolor, foi o Ferro Carril que marcou. Rodrigo deslocou com habilidade o goleiro Frederico, e de pênalti pôs igualdade no marcador, 1x1.
No segundo tempo, o jogo ganhou em movimentação. Novamente o Sá Viana aproveitou a primeira chance que teve, e Éder (de novo ele) ampliou, aproveitando um cruzamento da esquerda do ataque, 2x1.
Depois de uma jogada ríspida, o meio-campo Lucas, do Ferro Carril, acertou o cotovelo em Rodrigo e foi expulso pelo árbitro.
Com isso, o time treinado pelo técnico Paulo Vargas, apesar de sofrer uma pressão da equipe alvi-rubra, criou três chances de gol. Em uma delas, Rafael, num chute cruzado, fez 3x1 e fechou o placar do jogo.
A próxima partida da disputa acontece na quinta-feira (feriado), entre Sá Viana e Uruguaiana, no estádio Felisberto Fagundes Filho, em horário que será definido esta semana. 

Direção combina com bom senso


O fato inusitado causou perplexidade à população que transitava pela rua XV de Novembro nas primeiras horas da manhã do último sábado (16). Estranhamente um veículo estava parado em plena via de rolamento. A situação gerou a atenção de policiais que trafegavam pelas imediações do local. O motorista do automóvel dormia ao volante, com o carro parado no centro da via. Tão logo chegaram no local, entre as ruas Tiradentes e Monte Caseros, os policias constataram a irregularidade e orientaram o motorista a estacionar o carro na forma regular exigida pelo Código Nacional de Trânsito.
Em tempos de feriadão de Páscoa e altos índices de acidentes registrados nas vias urbanas e nas estradas, convém salientar a necessidade da responsabilidade dos motoristas para que acidentes não permitam a continuidade de tragédias que dizimam famílias. Só dirija se você estiver apto à condução do veículo. A ingestão de bebida alcoólica e o cansaço colocam o motorista em alto risco. E ao mesmo tempo podem gerar condições propícias a ocorrência de acidentes. 

sábado, 16 de abril de 2011

PP quer chapa majoritária para 2012

O Partido Progressista (PP) realizou na manhã deste sábado (16), no plenário do Palácio Borges de Medeiros, reunião de seu diretório municipal. Na pauta dos trabalhos assinaturas de fichas com o partido e manifestações de apoio ao desempenho do deputado estadual Frederico Antunes e aos dois vereadores da sigla em Uruguaiana, Ronnie Mello e Adalberto Silva. Além disso, diversos membros do partido se posicionaram em torno da importância da mobilização progressista, principalmente a partir de agora, um período preparatório para a eleição em nível municipal que acontece no próximo ano.
De acordo com o líder do PP, deputado Frederico Antunes, o partido necessita de um nome de consenso para que os progressistas tenham a possibilidade de buscar a disputa das eleições com uma chapa majoritária e desenvolver um bom trabalho de renovação da Câmara de Vereadores, aumentando ainda mais a representatividade da sigla.   

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Confirmado: Luan Santana em Uruguaiana no dia 29 de maio


Luan Santana: show acontece no dia 29 de maio
A Fronteira Oeste recebe no dia 29 de maio o show de lançamento do CD e DVD Luan Santana Ao Vivo no Rio, gravado em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro. Ontem à noite no Tamandaré Iate Clube, representantes da GDO, produtora responsável pela realização do evento em Uruguaiana, receberam autoridades e a imprensa local para a exposição do projeto.
Luan Santana é hoje, além de fenômeno do sertanejo pop, o maior vendedor de CDs do país, com 400 mil cópias comercializadas do trabalho Luan Santana Ao Vivo (2009). O show apresenta efeitos especiais inéditos no país, trazendo dos Estados Unidos a mesma tecnologia usada por Michael Jackson e Black Eyed Peas. Luan interpreta sucessos de sua carreira, como “Sinais”, “Meteoro”, “Chocolate” e “Você Não Sabe O Que É O Amor”, além de canções inéditas, como “Química do Amor”, “Adrenalina”, “As Lembranças Vão Na Mala”, entre outras. 
Os ingressos para o show em Uruguaiana já estão à venda em seu primeiro lote a R$ 15. Ingressos VIP a R$ 70.
Confira a reportagem completa sobre o show no trabalho do jornalista Everaldo Jacques:


Uruguaiana ficou sem internet por mais três horas ontem

Durante três horas e dez minutos desta quinta-feira, Uruguaiana ficou sem o sinal de Internet, por conta da ruptura de um cabo de fibra óptica em Santa Maria, em decorrência da forte chuva que atingiu o centro do Estado. O cabo pertencia a Embratel, principal fornecedora do sinal para a região centro-oeste do Rio Grande do Sul. Com isso, 100% das agências bancárias e cerca de 80% das empresas de Uruguaiana ficaram sem acesso à internet durante o período. Além disso, órgãos públicos estaduais e federais também sofreram com a pane do sistema.
O serviço de internet somente foi restabelecido em sua totalidade no final da tarde. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sem Terra invadem fazenda de arrozeiro brasileiro



Sem terra do Uruguai querem do Governo tratamento igual a estrangeiros


Descontentes com o tratamento dado pelo governo federal a trabalhadores rurais do norte do Uruguai, na fronteira com o Rio Grande do Sul, safristas de cana-de-açúcar, principal produto cultivado na região de Bella Union, invadiram uma fazenda de propriedade do empresário brasileiro Norman Gutierrez, na localidade de Itacumbú.
A ocupação de uma área de cerca de 500 hectares aconteceu na semana passada e durou 72 horas. O grupo composto por homens, mulheres e crianças permaneceu até o final da tarde de sexta-feira, quando uma decisão judicial os obrigou a sair do local. Esta foi a primeira invasão de terras privadas na história do Uruguai.  A terra é produtiva e estamos preocupados com esse ato”, diz Norman Gutierrez.
O assunto vem sendo tratado com grande preocupação pelo governo uruguaio que busca incentivar os investimentos de grandes empresários estrangeiros no setor primário do país. Tanto que a decisão judicial foi acompanhada de perto pelo presidente da República, José Mujica.
Desde a desocupação da propriedade do arrozeiro gaúcho, os integrantes do grupo de invasores intitulados “peludos desempregados” se instalaram em um ponto da rodovia que dá acesso a empresa Alcoholes del Uruguay (Alur), em Bella Unión. A empresa negociava com o agricultor brasileiro o arrendamento de parte da propriedade que foi invadida.
Agora o grupo quer uma maior atenção do Governo Uruguaio para seus pedidos. O principal deles é poder trabalhar em suas próprias terras. Segundo eles, os estrangeiros têm mais direitos e incentivos que os uruguaios. “O governo tem que nos atender e nos proporcionar direitos iguais dados aos estrangeiros”, diz Luiz Antônio Valdomiro, um dos líderes do movimento. 
Os uruguaios ligados a União dos Trabalhadores Açucareiros de Artigas (UTAA) tem o apoio do Movimento Sem Terra do Brasil. Segundo eles, os “Sem Terra Brasileiros” os treinam e os preparam para enfrentarem situações semelhantes ao Abril Vermelho e outras atividades. “Passei um mês em Porto Alegre, recebendo treinamento do MST e da Via Campesina”, diz Nidia Catarina Gonzalez.
Tanto que os invasores uruguaios usam até mesmo a bandeira do MST em suas instalações. O acampamento uruguaio hoje tem mais de 50 pessoas e assemelha-se muito ao que existe no Brasil. São assistidos por associações que lhes abastecem com alimentos e combustível para a manutenção de geradores de energia elétrica. 
A intenção dos “Sem Terra” é permanecerem junto à estrada até que seja criado um assentamento semelhante a outro criado próximo de Bella Union. Além disso, querem incentivos para que possam plantar. Os Peludos acreditam no passado político de esquerda do presidente José Mujica para terem seus pedidos atendidos. 

domingo, 10 de abril de 2011

Frederico Antunes e Cristina Kirchner: Mercosul


Dedo em riste: Cristina com Frederico
O deputado Frederico Antunes (PP) se encontrou com a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner durante a cerimônia de encerramento do Encontro Internacional de Transporte de Carga realizado em Bueno Aires. No contato, o parlamentar, acompanhado de diversas lideranças do setor, propos a realização de encontro de Cristina com a Presidente Dilma Rousseff para debater diversos temas de interesse dos dois países e dos integrantes do Mercosul."Um evento deste nível, com a presença das duas Presidentes, seria a oportnidade para discutir uma série de assuntos que poderia aperfeiçoar as relações entre o Brasil e a Argentina", ponderou Frederico Antunes. Ele citou pautas como o próprio transporte internacional (caminhões e ônibus), a redução das barreiras comerciais tradicionais entre os dois países e a reativação da usina térmica de Uruguaiana. O complexo está paralisado há mais de dois anos em consequência da interrupção do fornecimento de gás argentino.
Durante o encontro de sexta-feira, Cristina Kirchner e Frederico Antunes também conversaram a respeito de diversos aspectos ligados às relações que envolvem os países integrantes do Mercosul. "Os objetivos  que inspiraram a criação do bloco econômico infelizmente não foram atendidos na integridade. E isso somente será atingido através do diálogo e não mediante a imposição de barreiras unilaterais", afirmou o deputado progressista que representou a Assembleia Legislativa no evento realizado em Buenos Aires.

Participaram também do encontro o presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker; o presidente da NTC, Flávio Benatti, o presidente da Fetranscesc, Pedro Lopes, e o vice-presidente da ABTI, Francisco Cardoso. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tudo pronto para a 40ª Festa Campeira Internacional


Há 40 anos o CTG Sinuelo do Pago promove a Festa Campeira Internacional. A 40ª edição começa nesta sexta-feira (8), e vai até domingo 10 de abril, no Parque da Associação Rural – Agrícola e Pastoril. Já estão inscritos 96 potros para provas de 21 dias e pelo menos 30 ginetes. A programação inclui espetáculos musicais com o Grupo local Versos de Campo e com o artista consagrado Joca Martins. Haverá show de trova com o portoalegrense Vitor Hugo – o Trovador dos Pampas, apresentações de invernadas de danças tradicionais, fandango com a Banda Vanera de Porto Alegre e com o Grupo uruguaianense Os Semeadores, além das tradicionais provas campeiras como gineteadas, tiro de laço, paleteada, concurso de rédea, tonel, e uma completa área de alimentação. "É esperado um público recorde para os três dias do evento", evidencia o patrão do CTG Sinuelo do Pago, responsável pela organização da Festa, Julio Teixeira. "Nosso objetivo é preservar a cultura gaúcha e defender as raízes da tradição por meio de inúmeras atividades e eventos que realiza anualmente", finaliza.

9 Mentiras sobre a Verdade

Em 9 mentiras sobre a verdade a atriz Vanise Carneiro, interpretando Lara, e seus espectadores, estão reunidos em um encontro de grupo de apoio - que subentende-se - é dedicado a mentirosos compulsivos anônimos. Durante a peça, é a vez dela falar. Lara rouba a identidade de personagens de filmes famosos, acreditando que os tenha estrelado. Uma das brincadeiras da comédia é esta: adivinhar quais são os filmes que ela cita como se fossem fatos de sua vida. Ela inventa muitas histórias, mas sua experiência se resume a algumas figurações que fez em comerciais de tevê. A peça é a segunda experiência do cineasta Gilson Vargas com teatro, que utiliza imagens gravadas em vídeo, a serem projetadas na parede, elemento que não vai funcionar como cenário, mas como propagador de sensações.


Clube Comercial - Sábado (9), 20h
12 anos


Ingressos 

R$ 5,00 (comerciários, estudantes, professores e idosos) 
R$ 10,00 (comunidade)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Os destaques do Carnaval 2011


O Site SambaSul apresenta a relação completa dos vencedores do 1º Prêmio SambaSul do Carnaval de Uruguaiana.Depois de pré-selecionados os três finalistas de cada quesito, a coordenação do site fez suas análises e definiu a lista dos agraciados.
Confira os premiados:
Melhor Escola: COVA DA ONÇA
Melhor Bateria: OS ROUXINÓIS (Galáctica)
Melhor Casal de MS/PB Local: COVA DA ONÇA (Graciano e Roselaine)
Melhor Comissão de Frente: COVA DA ONÇA (coreógrafa Cristina Fernandez)
Melhor Harmonia Musical: OS ROUXINÓIS
Melhor Abre-Alas: COVA DA ONÇA (O Palácio do Imperador Chin Shi Huang Di)
Melhor Conjunto Alegórico: COVA DA ONÇA (O Palácio do Imperador, Atravessando o Mar, Prosperidade aos Noivos, Tempero do Pampa e Arrozcópolis)
Melhor Ala das Crianças: BAMBAS DA ALEGRIA (Hebreus, Filhos da Sorte)
Melhor Ala de Baianas: COVA DA ONÇA (Arrozais dos Platôs Orientais)
Melhor Ala: BAMBAS DA ALEGRIA (Luxo da Ambição)
Mais Elegante Ala da Velha-Guarda: COVA DA ONÇA
Ainda haverá três prêmios especiais que serão divulgados oportunamente.A festa para entrega dos troféus será realizada no dia 11 de junho (sábado), com várias atrações e show especial de encerramento.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Carro capota no centro

Carro bateu em outros dois parados
No final da tarde desta segunda-feira (4), a condutora de um automóvel, que seguia pela rua General Canabarro entre XV de Novembro e Duque de Caxias, perdeu o controle do veículo e capotou. Segundo testemunhas ela tentou desviar de um cachorro e bateu em dois automóveis que estavam estacionados.
O veículo conduzido pela motoristo virou, sem causar lesões a condutora por ela estar usando cinto de segurança. O Corpo de Bombeiros e a Ambulância da SAMU atenderam a ocorrência.
Os dois veículos atingidos pelo automóvel que se desgovernou sofreram danos de grande monta.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Câmara presta homenagens em sessão especial

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial com o objetivo de homenagear a ABTI (Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais) e a Ordem DeMolay, por proposição dos vereadores Josefina Soares (PSDB) e Adalberto Silva (PP), respectivamente. Juntamente com o vereador Ronnie Mello (PP), presidente da Câmara, e o vereador Gilberto Risso (PMDB), secretário, estiveram na mesa principal da sessão José Carlos Becker presidente da ABTI; o vice-cônsul do Brasil em Paso de los Libres, Lucas Lage Brandão; e Bruno Moraes Machado, mestre conselheiro do Capítulo nº 95 da Ordem DeMolay.


A vereadora Josefina Soares (PSDB) reportou-se à entidade, dizendo do relevante trabalho que é feito, considerando que grande parte da economia do nosso município é originária do transporte internacional.
O presidente da ABTI usou da palavra para agradecer a homenagem e falar das dificuldades que a classe do transporte internacional enfrenta, ressaltou o apoio recebido pelos órgãos públicos, especialmente, os da segurança e, ao encerrar, citou José de Alencar, ex-vice-presidente, recém falecido, dizendo: “Devemos sair para conquistar o mundo, mas sem perder nossa alma.”
O mestre conselheiro do Capítulo nº 95 da Ordem DeMolay Bruno Machado e o orador da entidade, Gaspar Martins Júnior, agradeceram a homenagem e falaram sobre a história e a forma de atuação da Ordem DeMolay em Uruguaiana.
O vereador Ronnie Mello(PP), presidente do Legislativo,  em nome do proponente, ver. Adalberto (PP) registrou, em seu discurso, os cumprimentos do Poder Legislativo aos 30 anos da Ordem DeMolay no Brasil e aos 23 anos de instalação em Uruguaiana, ressaltando o trabalho que os jovens realizam através de ações de filantropia e que se traduzem em esperança de dias melhores, com uma juventude mais consciente e ativa.
O Poder Legislativo realizará a próxima sessão especial na última quinta-feira do mês de abril, conforme regulamentado.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana