quarta-feira, 20 de abril de 2011

Médicos da Santa Casa aprovam estado de greve

Categoria usará tarja preta em protesto
Os médicos plantonistas das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa de Uruguaiana aprovaram, em assembleia na noite desta terça (19), estado de greve. A atitude é uma reação ao atraso de dois meses no pagamento dos salários e um repúdio às precárias condições para exercer a Medicina na instituição. A decisão foi tomada por unanimidade em plenária ocorrida na sede da Delegacia do Sindicato Médico do RS (SIMERS) no município.
“Mesmo estando há dois meses sem ter as remunerações a que têm direito como qualquer trabalhador, os plantonistas vão manter as escalas devido à essencialidade do serviço", esclarece o representante do Sindicato Edson Prado Machado. O dirigente cita que alguns intensivistas não possuem nem mesmo vínculo empregatício, não tendo acesso a férias, décimo terceiro salário e demais direitos.
A partir desta quarta-feira, os cerca de 20 profissionais que atuam nas áreas adulta, pediátrica e cardiológica também usarão tarjas pretas nos jalecos, um protesto ao desrespeito e descaso da direção do estabelecimento, cuja gestão é nomeada pela prefeitura. “O gesto simboliza a indignação e o luto frente à desvalorização da categoria. A administração pública tenta colocar a culpa pela má gestão sobre os médicos. Isto precisa ter um fim”, destaca Machado.
Na semana passada, o SIMERS denunciou a situação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que prometeu investigar os fatos e tomar medidas administrativas. A entidade médica esclarece que o estado de greve não causará prejuízos aos pacientes internados nas UTIs. O movimento permanecerá ativo enquanto os pagamentos não forem efetuados. A unidade de adultos está cadastrada na Central de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para receber doentes de todo o Rio Grande do Sul.



Assessoria de Imprensa SIMERS
Contato: Viviane Dreher (51) 9114-2478