sábado, 23 de abril de 2011

Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais neste domingo em Uruguaiana

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro encerra a programação de Páscoa em Uruguaiana com um concerto neste domingo, às 17h45min, na Concha Acústica do Parque Dom Pedro II. O conjunto é composto por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro Histórico do Rio.
Saiba mais
Com origem na música marcial, a rigor, a primeira Banda de Música surgiu na Marinha em 1872, criada pelo Aviso nº 22 de 24 de janeiro, e pertencia ao Corpo de Imperiais Marinheiros. Em 1965, devido aos vários concertos apresentados, foi denominada Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). No dia 8 de março de 1974, por ocasião do Concerto Sinfônico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao 166º aniversário do CFN, recebeu o título de Banda Sinfônica. Dessa forma, a estrutura sinfônica da banda foi criada desde a década de 70 e que, hoje, possui um vasto repertório constituído dos mais variados gêneros musicais, os quais se estendem do erudito ao popular.
A Banda Sinfônica é composta por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre Oficiais regentes, Suboficiais e Sargentos Fuzileiros Navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, construída em 1736.
Dentre as apresentações no exterior, pode-se destacar, em 1952, um concerto sinfônico para a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II no Palácio de Buckingham; em 1996, foi considerada a melhor banda do 5º Festival Internacional de Bandas Militares realizado em Modena (Itália); realizou um concerto por ocasião da inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção (Paraguai), em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, em 23 de junho de 2004.
No país, vem se apresentando em diversos eventos culturais, em vários estados e, consequentemente, recebe inúmeros convites acompanhados de vistosos elogios. Logo, a Banda Sinfônica vem dando ênfase aos eventos nos quais se apresenta e atua como forte veículo de relações públicas para o Corpo de Fuzileiros Navais e para a Marinha do Brasil.