quinta-feira, 28 de abril de 2011

CPI da Saúde: Confira as novidades em torno do caso

A tarde desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Uruguaiana promete ser de depoimentos contundentes e deve proporcionar fortes emoções no plenário do Palácio Borges de Medeiros, durante mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de buscar informações sobre denúncias de irregularidades no setor público da saúde em nível municipal. Hoje estará prestando depoimento o presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMERS-RS), médico Fernando Weber Matos, que na semana passada protocolou uma representação na Procuradoria da República e na Promotoria de Justiça, em Uruguaiana, contra o prefeito do município, José Sanchotene Felice. A ação foi encaminhada, respectivamente, para a Procuradora Lara Marina Martinez Caro, e para o Promotor Diego Corrêa de Barros.
Na representação, o Cremers faz um histórico da situação envolvendo parceria entre a Prefeitura de Uruguaiana, o Instituto de Cardiologia e a Santa Casa local, e relata que decidiu agir depois de tomar conhecimento de reiteradas investidas do “Senhor Prefeito Municipal de Uruguaiana no sentido de fechar a Unidade de Terapia Intensiva Coronariana, inclusive pressionando o responsável técnico do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana, Doutor Fábio Marcanth da Mota, e que coordena a equipe da UTI coronariana, para que deixe o respectivo cargo”.
No documento, o Cremers relata uma série de episódios envolvendo o prefeito e o denuncia por improbidade administrativa (de acordo com o artigo 37 da Constituição da República) e abuso de autoridade, conforme determina o artigo 3º, “j” da Lei nº 4.898/68.
O Cremers pede também proteção policial para o delegado seccional Luiz Antônio de Souza Marty e para o responsável técnico do Instituto do Coração da cidade, Fábio Marcanth da Mota.
Hoje também deverá prestar esclarecimentos na CPI, o secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider.
Nesta semana, deram seus depoimentos os médicos Césaro Augusto Biscaino Rodrigues e Lucas Krieger Martins, que reafirmaram a existência de interferência da administração da Santa Casa de Caridade em decisões técnicas e procedimentos médicos, além de situações de constrangimento com os funcionários (A integra dos depoimentos você confere nos links abaixo das fotos dos médicos).
Ontem os médicos Jorge Ribeiro, João Pedro de Oliveira, Maria Amélia Hochhegger , Ana Paula Furlan e Cláudia Alvarez prestaram seus depoimentos.