terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vídeo do canil municipal revolta vereadores de Uruguaiana

O vereador Ronnie Mello (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal para repudiar o tratamento que a prefeitura de Uruguaiana dá aos cães que se encontram no canil da cidade. Mello solicitou a exibição das imagens do vídeo no telão do plenário da Câmara de Vereadores. O vídeo de dois minutos foi exibido no blog do Jornal Tribuna. As cenas revelam cachorros em completo estado de abandono. No local, animais mortos e em estado de decomposição convivem com cães vivos. No potes, em vez de ração, os animais se alimentam de excremento.
“Essa é a estrutura do canil municipal. É um descaso total. O culpado de tudo é o poder executivo que desde outubro de 2008 trata os animais dessa forma. Se estivessem soltos nas ruas, esses animais estariam melhor”, desabafou Ronnie Mello. O parlamentar disse não ter conseguido dormir após ter visto as cenas do canil pela internet.
O vereador José Clemente Corrêa (PT) qualificou o canil de “campo de concentração de animais”. O parlamentar petista disse que levará ao conhecimento do Ministério Público uma cópia das imagens e que pedirá providências. “Quero saber onde foram aplicados os R$ 160 mil, destinados pelo governo federal, em fevereiro e março de 2009, para a construção de um centro de zoonoses na cidade. Onde estão os recursos?”, indagou Clemente.
Os vereadores do PSDB também não conseguiram esconder o mal estar provocado pelas imagens. A vereadora Josefina Soares (PSDB) disse que as cenas eram repugnantes e deprimentes. “Isso não é um canil. Isso é um campo de cocô”, repetiu. O vereador Ronnie Mello externou um apelo público ao Ministério Público para que adote providências imediatas para dar um fim aos maus tratos aos animais do canil. “Se permitem fazer isso com os animais, o que podemos esperar?”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores