segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alerta contra sarampo no transporte internacional

Após serem registrados dois casos de sarampo no estado do Rio Grande do Sul, a secretaria de saúde do estado informou a importância da atualização da carteira de vacinação das crianças, adolescentes e adultos. Os dois casos ocorridos no estado derivaram de uma visita de duas irmãs à cidade de Buenos Aires na Argentina.
Conforme informação da secretaria de saúde local, em 2008 realizou-se grande campanha de vacinação contra a rubéola e o sarampo. As pessoas devem verificar se foram vacinadas, caso não o tenham feito, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima e receber a dose. O transporte internacional, sempre visado no que diz respeito às doenças virais, tende a ser um grupo de pessoas tendencioso a esse tipo de doença. A travessia aos países como Argentina, Paraguai, Chile, entre outros e o contato com pessoas de diversas regiões é um fator de risco para os funcionários desse setor. É necessário que haja um rigoroso acompanhamento dos registros de vacinação dentro das empresas.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmitida de pessoa para pessoa por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.

Fonte: ABTI (Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais)

RS adota medidas para evitar surto de sarampo.mp3