domingo, 15 de agosto de 2010

Tabajara Ruas faz dois filmes juntos

O cineasta uruguaianense Tabajara Ruas gosta de fazer filmes de época. Fez Netto Perde a Sua Alma, de 2001 e Netto e o Domador de Cavalos, de 2008. Agora vai comandar um projeto audacioso: vai filmar o romance do Caçapavense José Antônio Severo, Senhores da Guerra, uma obra que nos faz voltar no tempo, mais precisamente em 1924, durante a Guerra Civil entre chimangos e maragatos.
Por ser uma obra complexa, muito detalhada, o filme será dividido em dois. A primeira parte se chama “Passo das Carretas” e a segunda “Passo da Cruz”. As duas serão filmadas simultaneamente em março de 2011 em cidades como Caçapava do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. O orçamento dos dois longas de época será de seis milhões de reais. A previsão de lançamento é para 2012.
Na trama, a história real da família Bozano, retratando o período em que dois jovens irmãos, Carlos e Júlio tomam caminhos diferentes frente à Guerra. Um deles, vivido por André Arteche, vive o maragato, libertador. O outro, interpretado por Marcos Pitombo, vive o ximango, conservador. Além dos dois, integram o elenco Leonardo Machado, Miguel Ramos, Zé Victor Castiel, Evandro Elias entre outros.
Netto e o Domador de Cavalos nos cinemas
O longa gaúcho “Netto e o Domador de Cavalos”, de Tabajara Ruas, participou da Mostra Competitiva na 36ª edição do Festival de Cinema de Gramado. No elenco, Werner Schunemann,  Tarcisio Filho e o ator revelação gaúcho Evandro Elias.
Na trama, ambientada no século dezenove no interior do Rio Grande do Sul,  Netto – vivido por Schunemann - sai a procura do seu parceiro de armas, Índio Torres, que está preso no Forte Militar.  Netto conhece os Lanceiros Negros e juntos, empreendem uma luta para libertar Índio Torres. No meio da entifada, descobrem o Negrinho do Pastoreio, vivido pelo porto alegrense Evandro Elias. Elias estreou em longas metragens com Netto... à época da 36ª edição do Festival, a crítica do evento aclamou o iniciante como a revelação do ano.
O longa será lançado nos cinemas de todo o país no dia 17 de setembro e chega em DVD no primeiro semestre de 2011.