segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Câmara Municipal presta homenagem ao centenário da Diocese

A Câmara Municipal de Uruguaiana homenageou a Diocese de Uruguaiana pelo transcurso de seu primeiro centenário. A sessão solene, proposta pelo vereador Ronnie Mello (PP), contou com a presença do bispo diocesano Dom Aloísio Dilli e dos general de brigada Celso Leite Rodrigues, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. A sessão foi presidida pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB) que fez a entrega de um certificado ao bispo.
A Diocese de Uruguaiana completará seu centenário no dia 15 de agosto. Na mesma data, em 1910, a Bula Praedecessorum nostrorum, do Papa Pio X, criou a Diocese de Uruguaiana, a Arquidiocese de Porto Alegre e as Dioceses de Pelotas e Santa Maria. A instalação da Diocese de Uruguaiana ocorreu em 19 de maio de 1912, quando tomou posse o primeiro bispo diocesano, Dom Hermeto José Pinheiro.
Dom Aloísio Dilli agradeceu a homenagem legislativa e destacou que “a sessão histórica revela o reconhecimento da sociedade civil de que a presença da Igreja nesta terra santa não foi em vão”. O bispo lembrou que a notícia do jubileu já ultrapassou fronteiras e que o Papa Bento XVI enviou especial bênção apostólica, com concessão de indulgência plenária aos fiéis. A Diocese prepara uma grande celebridade para assinalar o centenário no dia 17 de outubro próximo, quando ocorrerá a 19ª Romaria Diocesana, cujo slogan será “A Romaria do Século”. O bispo lembrou que além da romaria, haverá o lançamento de um cd - com os hinos das romarias e o hino do centenário - e a publicação de um boletim, entitulado “Nossa Terra Santa”.
A Diocese de Uruguaiana está situada na região oeste do Rio Grande do Sul, compreendendo, atualmente, 13 municípios, sendo que a paróquia mais próxima de Uruguaiana, sede da Diocese, está a 70 km (Barra do Quaraí) e a mais distante a 360 km (Capão do Cipó). Os municípios que compõem a Diocese são: Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Quaraí, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Santiago, Itacurubi, Maçambará, Itaqui, Barra do Quaraí, Unistalda e Capão do Cipó. O vereador Ronnie Mello, autor da homenagem, ressaltou que o jubileu da Diocese nos faz olhar com esperança para o futuro.