domingo, 15 de agosto de 2010

Enquanto a Noite Não Chega faz alegoria da vida

Apesar de não ter conquistado nenhum prêmio no festival de Gramado deste ano, o representante gaúcho na Mostra Competitiva, “Enquanto a Noite Não Chega” é um filme belo, para ser apreciado com calma que faz uma relação com a vida, morte, tempo, lembranças, o fim de um ciclo.
Na trama, dirigida por Beto Souza, Clênia Teixeira e Miguel Ramos vivem um casal que mora em um lugar inóspito, decadente, sem qualquer tipo de recurso. Um lugar que só resiste pela insistência do casal em se manter vivo. Resignados, se contentando apenas em sobreviver, o casal tem a companhia do coveiro, que disse estar pronto para cumprir a sua missão. Só que o destino aplica um golpe no casal e a noite chega com uma transformação.
A trilha sonora, assinada por Antônio Villeroy, é mais um dos personagens, vital para a condução da trama. Algumas cenas se repetem, mas, afinal, memórias e lembranças não são repetições de fatos marcantes da nossa vida? As belas locações fazem justamente o contraponto com o tema da vida e da morte, condutor do longa.
O casal de protagonistas esbanja talento e, principalmente, cumplicidade em cena. A dupla vive junta há 36 anos e o que se vê na tela é realmente um casal que divide tudo, até mesmo a vida.
“Enquanto a Noite Não Chega” foi aplaudido por quase cinco minutos e tem estreia programada para este semestre.


Vencedor de dois Kikitos
O ator Miguel Ramos é um velho conhecido do Festival. Ganhou em 2005 e 2009 o Kikito de melhor ator, pelo longa "O Cerro de Jarau" e pelo curta "A Invasão do Alegrete" respectivamente. Voltou neste ano com o longa gaúcho "Enquanto a Noite Não Chega", dirigido por Beto Souza onde divide a tela com  a esposa Clênia Teixeira.
O longa, adaptado do romance de Josué Guimarães, conta a história de um casal de idosos que tenta manter a dignidade em uma cidade com apenas três moradores: o próprio casal e o coveiro. As filmagens aconteceram na localidade de Suspiro, no interior de São Gabriel em pleno inverno e a equipe se integrou de forma bastante intensa para superar o clima e a dificuldade de acesso.
O casal transmite na tela a cumplicidade.Segundo  Miguel "O filme é universal e trata da dignidade, do novo que destrói o que é velho." E conclui que "Enquanto a Noite Não Chega" é uma viagem interior de reflexão e sentimento. O filme sublima o sentimento de se sentir humano."