segunda-feira, 22 de março de 2010

Mostra Quatro vezes Lúcia Murat

O CineSesc apresenta a mostra de filmes da cineasta carioca Lúcia Murat. O longa Doces Poderes abre as sessões nesta terça (23), às 19 horas, no Cinema Sesc na Rua Flores da Cunha, 1984. Até a próxima sexta (26) serão exibidos quatro dos oito filmes da jornalista, que foi presa e torturada durante o regime militar no Brasil.
O filme que abre o CineSesc aborda as relações entre a mídia, o poder político e a visão individual dos profissionais de comunicação. Doces Poderesmostra uma jornalista interpretada por Marisa Orth que chega em Brasília para assumir, durante o período eleitoral, a chefia da sucursal da primeira rede de TV do país. O antigo diretor (Sérgio Mamberti) vai chefiar a campanha de um jovem candidato a governador, apoiado por políticos conservadores. Ocasião em que muitos jornalistas se afastam para fazer campanha política, ganhando salários milionários. Todos os personagens vão se deparar com situações ambíguas e eticamente discutíveis. O elenco ainda conta com Antônio Fagundes e Tuca Andrada.
Na quarta-feira (24), às 19h é a vez de Brava Gente Brasileira que se passa no ano de 1778, no Pantanal, onde um grupo de soldados acompanha um cartógrafo recém-chegado de Portugal para fazer um levantamento topográfico da região. O grupo se encaminha para o Forte Coimbra, que vive em guerra com os índios cavaleiros, os quais os portugueses tentam selar um acordo de paz. Protagonizando o filme estão Diogo Infante, Floriano Peixoto, Luciana Rigueira e Buza Ferraz.
Para a quinta-feira (25), às 19h está programado Quase dois irmãos, que narra uma história nos anos 1970, quando o país vivia sob a ditadura militar. Presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, onde se encontravam assaltantes de bancos. O conflito é mostrado entre os presos e o nascimento do Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
No encerramento da programação, na sexta-feira (26), às 19h está Maré, Nossa História de Amor, que aborda a relação entre uma filha e um filho de rivais que chefiam o tráfico de drogas numa comunidade do Rio de Janeiro. O filme é um musical livremente inspirado no romance de William Shekespeare, Romeu e Julieta.