terça-feira, 16 de março de 2010

Integração na Fronteira


Um grande público acompanhou de perto a noite das campeãs, realizada em Paso de los Libres, no último sábado (13), reunindo escolas de samba de Uruguaiana e as principais comparsas da cidade correntina.
O Carnaval Internacional da Fronteira reuniu Apoteose do Samba e Unidos da Cova da Onça, campeãs do Grupo de Acesso e Principal, respectivamente, da Folia Fora de Época de Uruguaiana e as comparsas Catamarca (Campeã do Grupo B), Zum Zum, Tradicion e Carumbé (Campeã do Grupo A) representando Paso de los Libres.
A motivação do público argentino, após quase dois meses de Carnaval, foi acompanhar a passagem da representação vermelho e branco da campeã Cova da Onça, que levou integrantes de muitas de suas alas e destaques da apresentação vencedora. A idéia dos organizadores foi a de montar um evento que possa no futuro ser aprimorado e proporcionar a integração entre as duas cidades através do Carnaval. O prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, acompanhou de perto o desenvolvimento dos desfiles em solo argentino. Felice contribuiu muito para que o desfile acontecesse. “Estarei sempre pronto para auxiliar na integração, principalmente se for no campo cultural”, explicou o Prefeito.
Eduardo Vischi, intendente de Paso de los Libres, recepcionou as delegações brasileiras, agradeceu a participação dos responsáveis pelas escolas de samba, e publicamente, fez questão de cumprimentar a manifestação de empenho da Municipalidade de Uruguaiana para a realização da confraternização carnavalesca. “Queremos que esse seja um início de uma grande forma de integrar nossas comunidades”, disse.
Apesar da temperatura amena, a forma carinhosa de recepção dos librenhos contagiou os uruguaianenses que estiveram até às 4h30min da madrugada de domingo para acompanhar as apresentações.