quinta-feira, 11 de março de 2010

Carnaval: fonte de renda e desenvolvimento

Na essência, o que se vê anualmente em Uruguaiana desde 2005 é o mesmo que se encontra em qualquer cidade brasileira.A cultura em torno da maior festa popular do país se desenvolve com todos os ingredientes importantes para que sua organização seja de sucesso. Entretanto, o que acontece na fronteira oeste do Estado tem um diferencial que a torna única. Um carnaval cheio de participação popular da comunidade uruguaianense alinhado a um gingado totalmente carioca.Essa característica vem proporcionando grandes espetáculos e um faturamento com o turismo que cresce a cada ano.
Hoje à noite começa mais uma festa e a promessa é de muita gente na avenida para acompanhar os desfiles das sete escolas de samba uruguaianenses do grupo principal.
Mas o Carnaval de Uruguaiana é muito mais do que apenas a apresentação de suas escolas. É o exemplo de que conceitos diferentes podem ser agregados para tornar ainda mais forte o perfil em torno do turismo. A cada noite são esperadas mais de trinta mil pessoas na avenida Presidente Vargas para verem de perto o trabalho de bastidores de pessoas como o artesão do isopor que do morro carioca trás sua experiência na confecção de verdadeiras obras de arte.Além de contribuir para o sucesso do Carnaval Fora de Época, ele ainda consegue obter mais uma fonte de renda para engrossar seu orçamento familiar.
Se o trabalho de barracão é importante, a valorização da presença de celebridades também dá um brilho especial ao conceito do Carnaval Fora de Época. Atrizes, modelos, intérpretes e as mais diversas presenças de profissionais do carnaval dos mais diversos pontos do país, dá um charme especial à festa. Uma das presenças confirmadas é a da madrinha de Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, Thatiana Pagung, atual tamborim de ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, prêmio de destaque no quesito. Ela será um dos corpos exuberantes a estar na apresentação da atual campeã. Ela volta a Uruguaiana após desfilar em 2009 pela rival Cova da Onça. A presença da artista serve de motivação para os componentes da escola, inspiração para suas rivais e um charme a mais para as torcidas acompanharem as duas exibições da escola.
O Carnaval de Uruguaiana aposta na participação da sua comunidade, com uma pitada do tempero carioca. Essa fórmula vem fazendo escola Brasil afora, e hoje já um destaque pela beleza, faturamento e apelo popular, transformando-se no maior carnaval fora de época do país.
Desfilam hoje pela avenida Presidente Vargas, a partir das 20h, escolas do Grupo de Acesso, e quatro escolas do Grupo Principal, Imperadores do Sol, Acadêmicos de São Miguel, Bambas da Alegria e a mais tradicional agremiação carnavalesca local, Os Rouxinóis. Ainda há ingressos para as duas primeiras noites, porém para a grande final de sábado, restam poucos lugares. A rede hoteleira de Uruguaiana e da vizinha Paso de los Libres está completa e não há mais reservas para o período. Os vencedores serão conhecidos no domingo à tarde, para que logo em seguida aconteça o desfile das campeãs de um carnaval diferente, mas arrojado e cheio de idéias.