sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Idosos de Uruguaiana se destacam em encontro estadual

A arte pode ser um verdadeiro combustível para uma vida mais feliz. Esta é a constatação de muitos idosos que subiram ao palco do 2º Festival Cultural da Maturidade Ativa, realizado nesta semana em Torres durante a VI Convenção dos Clubes Sesc. Nas apresentações de teatro, canto e dança, o destaque foi a alegria, a emoção e a superação de limites pessoais. Para quem esteve na plateia, cada espetáculo foi um convite a também se desafiar, utilizando a arte como ferramenta.

Com uma coreografia de passos bem marcados e um figuro caprichado, idosos do Maturidade Ativa Uruguaiana prenderam a atenção do público durante a apresentação da “Dança Folclórica Cigana” com mais de 15 pessoas no palco. “Uma verdadeira celebração de vida”, é o que garante a bailarina Nidia da Silva. “Dança é vida, é saúde”, complementa Lígia Ferreira, que há mais de 4 anos se dedica a ensaios e apresentações constantes.

Em dois dias de apresentações artísticas subiram ao palco grupos de Ijuí, Caxias do Sul, Santa Maria, Gramado, Uruguaiana, Rio Grande, Porto Alegre, Santa Rosa, Santo Ângelo, Carazinho e Santa Cruz do Sul.

Além da cultura, o evento que reuniu mais de 1,5 mil idosos, teve dezenas de atividades voltadas à promoção de um envelhecimento mais saudável. Representantes de 38 cidades gaúchas estiveram em Torres, entre os dias 24 e 27 de novembro, e mais do que se divertir, praticaram qualidade de vida através de oficinas de dança, câmbio, surf, fotografia, cidadania e liderança, além de ações sociais.

Foram quatro dias de muito envolvimento e solidariedade e durante as oficinas de cidadania é que aconteceram os preparativos para as duas ações sociais realizadas durante o evento. Quase duas toneladas de alimentos e 4,8 mil fraldas geriátricas, doados e angariados pelos idosos em suas cidades, foram repassadas às famílias atendidas pela Casa do Pão e pela Slave, ambas instituições sociais localizadas em Torres. “É uma alegria ver que os idosos que estiveram no evento realmente estão engajados nas ações sociais sugeridas. Seguiremos propondo e incentivando atitudes desta grandeza”, informa a coordenadora dos Clubes Sesc Maturidade no RS, Andrea Castiglia.

O Maturidade Ativa de Uruguaiana se apresenta amanhã, durante a realização da Festa Celebrar VIII, promovida anualmente pelo grupo de Danças Bahari, no Clube Comercial, a partir das 20h.