quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Destacada mobilização para manter os Hospitais de Guarnição de Uruguaiana, Santo Ângelo e Cruz Alta

A mobilização dos municípios de Uruguaiana, de Santo Ângelo e Uruguaiana, contra a decisão do ministério da Defesa, através do Exército, de transformar os Hospitais de Guarnição em postos de atendimento médico, ganhou força nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, durante a realização de audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente do parlamento.
Na próxima segunda-feira (23), a pedido do deputado Frederico Antunes (PP), o tema voltará a ser discutido durante reunião da bancada federal gaúcha em Porto Alegre. Uma comissão formada pelos prefeitos de Uruguaiana, Santo Ângelo e Cruz Alta, deputados estaduais, vereadores e representantes da Secretaria Estadual da Saúde e Sindicato dos Servidores Federais no RS, deverá apresentar aos deputados federais e senadores as justificativas para o não fechamento dos hospitais de guarnição.
Além do encontro com a bancada gaúcha, também será agendado para o início de dezembro, encontro com a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff e com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e Saúde, José Temporão, para ampliar a articulação política visando suspender ou, ao menos, revogar as portarias que determinaram a transformação dos Hospitais de Guarnição em postos médico, já a partir do próximo ano. Nos três municípios, existe grande mobilização contra essa medida. A preocupação é que o fechamento ou a redução do atendimento, sobrecarregue os sistemas de saúde dos municípios, que já estão com sua capacidade esgotada. O comandante da 3a Região Militar, General Odilson Benzi, justificou a decisão como técnica, alegando problemas de falta de profissionais médicos e racionalização de recursos.
O deputado Frederico Antunes considerou a audiência proveitosa. “Tivemos uma sinalização de que pelo menos o assunto será mais debatido durante os encontros com a bancada gaúcha, em Porto Alegre, e com os ministros, em Brasília, evitando assim possíveis prejuízos a toda região”, explicou o deputado. Antunes lamentou ainda que a decisão unilateral do ministério da Defesa. “O Exército tomou uma decisão sem ouvir ninguém, olhando somente para as suas dificuldades, sem pensar nas consequências nas comunidades”, concluiu.
Participaram ainda da audiência, os deputados Adroaldo Loureiro (PDT), Jorge Gobbi (PSDB), Mauro Sparta (PSDB) e Elvino Bonh Gás (PT); os vereadores de Uruguaiana, Rafael Alves (PSDB), José Clemente (PT) e Mauro Brum (PMDB), a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado, Pretta Belinazi, o coordenador do SINDSERF, Marizar Mansilha; os prefeitos, de santo Ângelo Eduardo Loureiro, e de Cruz Alta Vilson Santos; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerônimo Riechel, além de vereadores de Cruz Alta e Santo Ângelo.