domingo, 29 de novembro de 2009

Baile de Debutantes da Ilha: sonho em realidade


O quadro poderia não poderia ser pior. A água das chuvas dos últimos dias teima em deixar ainda mais difícil a vida no Bairro Mascarenhas de Moras, a Ilha do Marduque. Mas a esperança por reverter dificuldades gera um combustível adicional: mais ânimo para combater uma situação que poderia produzir mazelas irreversíveis. Um bairro carente, mas com muita força de vontade para mudar o que o destino se encarrega de criar.
Há cinco anos, com a fundação da Associação Ilha da Esperança (um braço forte da escola de samba Unidos da Ilha do Marduque), surgiu a intenção de realizar uma festa para tornar realidade o sonho das meninas do lugar: um Baile de Debutantes.
O que poderia se tornar utopia, até mesmo pelas condições de estrutura do bairro, tomou forma pela boa vontade de pessoas ligadas à escola, e hoje é uma realidade que chegou a sua quinta edição.
O Baile de Debutantes da Associação Ilha da Esperança deste ano foi realizado no sábado à noite, no Salão da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, que além do exemplo, proporciona a criação de uma vontade por mudanças e crescimento.
Tendo a frente a líder comunitária Arlete Pagani, o Baile deste ano contou com a participação de 14 meninas carentes moradoras do Bairro. Um grande grupo de abnegados colaboradores da escola auxiliaram para que o evento pudesse ser realizado e reunisse o maior número de participantes desde a sua criação.
Emoção e sensibilidade foram ingredientes marcantes da edição deste ano. E o que fica mesmo é o poder de reverter um quadro que poderia causar seqüelas nada agradáveis na criação dessas meninas.
Porém, se chega a conclusão que com muito trabalho, colaboração e persistência se conquistam grandes resultados. Como foi vivido nas edições anteriores, na deste ano e com certeza será, nas edições que virão.
Afinal de contas, esses atributos sempre vêm juntos e alinhados a pessoas de caráter inquestionáveis. Assim como são os abnegados amigos da causa. Uma causa nobre por excelência.
A reportagem do Canal 20 Onde Uruguaiana Se Vê esteve participando da festa e mostra com exclusividade durante o mês de dezembro, uma reportagem especial contando as emoções da festa. Não perca.
O Programa vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 20h e aos domingos, a partir das 13h.