quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pesquisa e robótica reúnem estudantes

Onze colégios maristas, mais de 70 pesquisas sobre assuntos que envolvem temas como ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente, cerca de 58 professores e 800 alunos envolvidos. Estes foram os números do 2º Salão de Iniciação Científica dos Colégios Maristas, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no Colégio Marista Champagnat, no campus da PUCRS.

A abertura do evento ocorreu às 9h30 e a visitação nos horários das 10h às 12h e das 13h30 às 18h. No sábado, a mostra foi das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A comunidade conferiu pesquisas realizadas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio que abordaram temas curiosos e tem reflexo no dia a dia.

Também ocorreu o 2° Desafio de Robôs da Rede Marista, que reuniu cerca de 150 estudantes. Os robôs construídos e programados pelos alunos deveriam sanar problemas de segurança pública e foram simulados na arena principal. No sábado, o público pôde votar nos trabalhos que mais lhe chamaram atenção durante os dois dias de feira, destacando 10 trabalhos.

O Marista Sant’Ana, de Uruguaiana, recebeu prêmio destaque com o Projeto Vida Saudável em Nossas mãos, que foi, também, apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana, a convite do vereador Risso. O Projeto Mata Ciliar, que está classificado como finalista no prêmio de reponsabilidade social do Sindicato das escolas privadas do RS, também foi apresentado no salão. As professoras Cássia Viviane, Djiovani Echeverria e os alunos André Simoni, Letícia Bellaver, Mariana Morari, Rubens Gallarreta e Maria Luiza Becker estiveram representando o Marista sant´Ana no 2º Salão Científico da Rede Marista do RS.