domingo, 27 de setembro de 2009

Santana comemora 105 anos

O Colégio Marista Santana completou no dia 20 de Setembro 105 anos de sua fundação. A comemoração da data ocorreu ontem à noite no Círculo Militar de Uruguaiana com uma cerimônia cheia de emoções e homenagens, afinal de contas, não é toda hora que se chega a uma data tão marcante e repleta de passagens memoráveis. Sem falar na importância da formação educacional que a instituição detém.
O sábado de festa foi delineado com uma série de homenagens a funcionários que estão com mais de 15 anos de serviços prestados à causa marista. Ao todo, 12 personagens que têm entre si uma profunda ligação:a de serem membros atuantes na disseminação do ideal marista e da mensagem de São Marcelino Champagnat. Eles receberam o "M" Marista, como uma forma particular de ser registrado o reconhecimento pelo que fizeram.
Homenagens também aos irmãos maristas que têm uma ligação muito forte no quesito de dedicação ao Colégio Marista Santana. Estavam lá, os irmãos Dealmo Lunkes, Vitorino Bernardi, Sebastião Antunes e Arno Griebler, além do irmão Chico, que passou pelo Santana na década de 70 e voltou a Uruguaiana especialmente para participar das comemorações do 105 anos.
História
A longa jornada teve seu início em 20 de setembro de 1904, com a chegada dos Irmãos que compuseram a primeira comunidade Marista em Uruguaiana: Ir. Geraldo, Diretor; Ir. Tomás de Vilanova, Ir. Emygdius; Ir. Afonso e Ir. Aquiles. Já no início da obra Marista, contavam com 95 alunos, todos externos. Em 1905, alguns alunos começaram a estudar no regime de internato. Hoje, ocupando uma localização privilegiada na cidade, o Colégio Marista Sant´Ana conta com 560 alunos, 75 Educadores, 27 Funcionários, 4 Irmãos Maristas e segue, firme, na missão de “Educar e evangelizar crianças e jovens, segundo o Carisma Marista, formando cristãos e cidadãos comprometidos, preparando-os para os desafios da vida e contribuindo para a transformação social.”

A equipe do Canal 20 Onde Uruguaiana Se Vê gravou uma matéria especial comemorativa aos 105 anos do Marista Santana e apresenta na próxima sexta-feira, a partir das 20h. A reportagem é assinada pelo jornalista Everaldo Jacques, com a participação do cinegrafista Waldir Couto e do produtor Christian Bonilha.